segunda-feira, julho 20, 2009

Atividade realizada com a 7ª série e a 8ª série do Ensino Fundamental - TP3 por Joice Paz

Após trabalhar com o conto “Essas Meninas”, de Carlos D. de Andrade, propus à turma que conhecêssemos um pouco mais da vida pessoal desse autor. Nesse momento, dividi a turma em grupos e solicitei que cada grupo fizesse sua pesquisa e preparasse uma apresentação para a turma.
Na aula seguinte, cada um dos grupos se reuniu, elaborou uma apresentação e dividiu as tarefas entre cada componente. Aproveitei o momento para ressaltar a importância de ler com atenção o material e procurar particularidades da biografia que mais chamasse a atenção de cada um.
No dia em que ocorreram as apresentações, alguns dos alunos leram poemas, outros ressaltaram fatos da infância do autor, mas a maioria dos grupos se impressionou com o fato de a filha do autor ter falecido em dia próximo ao da morte do pai. Nesse aspecto, em particular, pode-se perceber o interesse que fatos trágicos despertam nos jovens. Após todos terem apresentado suas pesquisas, definimos o conceito de biografia e de autobiografia. Nesse momento, alguns alunos perceberam qual seria a nossa próxima atividade.
Para minha surpresa, no encontro seguinte, muitos alunos trouxeram suas biografias prontas, mas, a grande maioria escreveu-as em primeira pessoa. Passei então a esclarecer que a atividade seria realizada em terceira pessoa. Muitos apresentaram dúvidas, as quais foram sanadas na coletividade. A seguir, todos passaram à produção textual.
O trabalho de produção e correção textual durou, aproximadamente, duas semanas. Escolhi alguns alunos para dar apoio aos colegas que tinham dificuldade em expressar suas idéias, o que facilitou o andamento das aulas. Durante esses dias, pude identificar algumas dificuldades que não havia notado antes. Esse tempo de trabalho mais individualizado foi muito enriquecedor.
Então, surgiu a ideia de realizar uma exposição das biografias, juntamente com a foto de cada um. Para isso ocorrer, todos levaram seus textos para casa e solicitaram a autorização dos pais. Nem todos os pais concordaram, o que foi bom, no sentido de não haver espaço físico e recursos para expor o trabalho de todos. No dia 08/07/09, foi montado um painel para expor os trabalhos. O resultado foi muito positivo, pois turmas que não haviam realizado essa atividade, mostraram interesse em realizá-la. O painel despertou a curiosidade de todos, professores, funcionários, alunos do ensino regular e até mesmo da EJA.