segunda-feira, julho 20, 2009

Considerações parciais acerca do Gestar II por Jair Pereira

Nos últimos anos, têm ocorrido inúmeras discussões acerca do ensino de Língua Portuguesa nas escolas da rede municipal de Palhoça. O que se tem em pauta é uma proposta de rompimento com a visão tradicional que relaciona o ensino da Língua Portuguesa ao estudo da gramática normativa.
Dessa forma, com frequência, novas abordagens, como o GESTAR II, têm surgido trazendo novos pontos de vista, que são apresentados aos professores em encontros semanais. Essa nova metodologia representada pelo GESTAR II mostra novos métodos para se trabalhar Língua Portuguesa, dentre outras áreas de conhecimento, e rejeita a prática tradicional ainda muito presente na educação básica.
O trabalho desenvolvido até aqui vem reforçar as teorias e estudos que ressaltam a importância de o professor planejar e organizar atividades que possibilitem ao aluno utilizar a língua, tanto na modalidade oral quanto na escrita, em diferentes situações.
Tivemos a intenção de apresentar, neste portfólio, algumas questões a respeito da prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa de Palhoça, a fim de mostrar que o GESTAR II traz uma nova concepção do ensino da língua e apresenta novas formas de conduzir o processo de ensino-aprendizagem.
O estudo da gramática, por exemplo, deve ser uma estratégia para compreensão, interpretação e produção de textos. O texto passa a ser a unidade fundamental para o aprendizado do aluno, e não, de modo fragmentado, unidades menores da língua, como o fonema, a sílaba, ou a palavra. Por tudo isso, o texto deve ser o ponto de partida e de chegada das atividades de ensino-aprendizagem da língua. É a partir do texto que as atividades e conteúdos devem ser selecionados e organizados. O ensino de Língua Portuguesa, segundo a proposta apresentada pelo GESTAR II deve, portanto, centrar-se em três práticas: a prática de compreensão de textos, a prática de produção de textos e a prática de análise linguística. Assim, os professores são orientados a associar o estudo da gramática à prática de leitura, de forma que o aluno aprenda a utilizá-la sem necessariamente precisar decorar nenhuma regra