segunda-feira, julho 20, 2009

Da palavra ao texto por Anderson Goularte

A atividade com o texto escrito é algo que ainda causa certo “estranhamento” aos alunos. A ideia de reformular a “fala” no processo da escritura e adequá-la a uma nova situação de uso demanda um habitual exercício de leitura. Cabe a nós, professores de língua portuguesa, disponibilizar a esses alunos, textos que ocupem um lugar em suas vidas, produzam sentido e despertem o interesse contínuo pela leitura, trabalhando-a como fonte de liberdade e prazer.
Durante esta semana, explorei com os alunos o comportamento das palavras em diferentes gêneros. Primeiramente, apresentei a eles, o texto “Circuito fechado” de Ricardo Ramos, incentivando o debate acerca da organização textual. O autor trabalha as palavras em forma de um circuito e deixa clara a sua intenção. A ideia foi a de que percebessem a ligação feita entre o título e o corpo do texto. Palavras soltas, que se repetem por diversos momentos podem produzir sentido desde que o objetivo do texto seja este. Debatemos acerca da significação de “Circuito fechado” e concluímos que, a correria do dia-a-dia faz com que cada pessoa constitua um circuito em sua vida e que este é fechado, pois a rotina é algo individual.
Assim, sugeri que entrevistassem um colega de turma, buscando conhecer como se constitui o dia-a-dia deste. No primeiro momento, conversaram e anotaram somente as palavras-chave, tal como observaram no texto de Ricardo Ramos. Diante de toda a discussão, reafirmei a importância e a atenção necessárias para construção de um texto; as palavras-chave deviam ser lançadas para uma estória, mas agora com o propósito de constituir uma narrativa, o que gera um distanciamento da brincadeira proposta por Ricardo Ramos em “Circuito Fechado”. Os alunos se mostraram animados e aceitaram a proposta. Na próxima semana, faremos a socialização dos textos.