segunda-feira, julho 20, 2009

Explorando o gênero biográfico por Anderson Goularte

Alguns textos biográficos particularizam descrições psicológicas da vida de uma pessoa. Outros procuram explorar a exterioridade com maior intensidade. Partindo da ideia de que um gênero textual pode apresentar diferentes formatações, pedi para que meus alunos, da 8ª série da EJA, pesquisassem a biografia de alguém que gostassem.
Na aula seguinte, selecionamos um dos textos para discussão. Pedi, então, para que um deles fizesse a leitura em voz alta do texto escolhido, a biografia de Ayrton Senna. Identificamos todas as características provenientes no texto.
Num segundo momento, distribuí a biografia do poeta “Carlos Drummond de Andrade”. Antes de iniciarem a leitura em voz baixa, perguntei o que conheciam sobre o escritor. Apesar de poucos se manifestarem, a turma demonstrou interesse em conhecer sobre a trajetória de Drummond.
Feita a leitura, propus uma análise comparativa entre as duas biografias lidas em aula. Oralmente, debatemos acerca de aproximações e distanciamentos entre os textos. Os alunos perceberam que, o histórico de vida e a profissão, por exemplo, influem para descrição detalhada de algumas informações e ofuscamento de outras.
Como atividade de avaliação, apresentei duas propostas. Os alunos poderiam optar por escreverem a sua própria biografia em terceira pessoa, ou entrevistar um dos colegas de classe para compor o texto. O objetivo principal foi conscientizá-los da importância de conhecer o objeto antes de escrever sobre ele. A socialização aconteceu no encontro seguinte e obteve excelentes resultados. Cada texto revelou características do estilo de seu autor.