segunda-feira, julho 20, 2009

Primeiro contato por Joice Paz

No início deste ano, recebi um convite da direção da escola onde leciono para participar de um curso de Capacitação de Professores, chamado GESTAR II. Sem muito esclarecimento sobre o objetivo do curso, fui ao primeiro encontro, o qual ocorreu no Colégio CAIC, no dia 03/04/09. Tenho que confessar que, após entender do que se tratava, fiquei muito decepcionada. Nosso orientador, Jair, com toda a disposição e boa vontade explicou-nos minunciosamente o que era e qual era a finalidade do GESTAR II. Minha decepção ocorreu pois tudo o que ouvi naquele momento contrariava minha prática pedagógica.
Iniciei a dar aulas de Língua Portuguesa sem ter graduação na área. Assim, procurei na Coordenação Pedagógica de minha escola, uma orientação sobre os conteúdos que deveriam ser ministrados. Foi-me imediatamente repassada uma lista de conteúdos obrigatórios, divididos por série. Então, meu planejamento foi bem simples e rápido de ser feito: 5ª série: fonemas, regras de acentuação etc; 6ª série: substantivos, adjetivos etc; 7ª série: sujeito, predicado etc e, enfim, 8ª série: orações coordenadas, subordinadas etc. Passei um ano inteiro (2008) praticando gramática com meus alunos. Apesar de receber todo o apoio da coordenação pedagógica, bem como dos pais e da maioria dos alunos, os resultados foram extremamente negativos. Pude perceber que havia algo errado, pois não via melhora na escrita e na produção textual de meus alunos, mas não sabia identificar o que era. E, em virtude da cobrança gramatical, a disciplina de Língua Portuguesa foi a que mais reprovou ao final do ano. Nesse sentido, o contato com o GESTAR II foi, inicialmente, decepcionante. Isso porque, além de perceber que a minha prática pedagógica estava ultrapassada, previ o trabalho que iria ter que dispensar para fazer tudo diferente. Questionei muito, pois entendia que esse novo (pelo menos pra mim) modelo pedagógico, apresentado pelo GESTAR, mais contextualizado e crítico, iria contribuir para que perdesse o domínio da sala. E esse foi o engano. Após muita relutância, passei a praticar em sala, as atividades propostas pelo GESTAR, como que “para testar no que ia dar”. Para mim, uma nova experiência. Então, pude, gradualmente, observar os resultados positivos dessa nova metodologia de ensino, os quais estão apresentados a seguir.