segunda-feira, julho 20, 2009

RELATÓRIO DO 12° ENCONTRO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA – GESTAR II

Participaram do décimo segundo encontro 09 professores, mais a coordenadora pedagógica do Gestar II em Palhoça. Muitos cursistas chegaram atrasados devido ao trânsito que estava caótico no centro de Palhoça, mas mesmo assim conseguimos iniciar as atividades às 18:00 horas com um grupo de seis professores.
Inicialmente, questionamos os professores a respeito do andamento das atividades do Gestar II em sala de aula. Perguntamos de que forma os alunos estavam recebendo essa nova metodologia. As respostas foram surpreendentes, pois todos os cursistas afirmaram que seus alunos progrediram, especialmente, na área da escrita. Podemos constatar também a satisfação do professor por aderir a essa nova forma de trabalhar a Língua Portuguesa.
A seguir, iniciamos as discussões acerca das unidades 19 e 20 do TP5 conforme combinado na aula anterior. De início, percebeu-se que poucos professores haviam lido o material, devido a dificuldade de participação no debate. Então, sugeriu-se uma leitura individualizada das duas unidades em estudo, para depois discutirmos no grande grupo. Após essa leitura, discutimos os pontos mais relevantes e sugerimos a resolução de algumas atividades do TP5 e do AAA5. Este momento de resolver atividades é interessante, porque, geralmente, ocorre uma troca de informações entre os cursistas.
Na sequência, iniciamos os encaminhamentos para o próximo encontro. Decidimos, entre outras que, todos os cursistas deverão aplicar durante a semana o “Avançando na Prática” TP5, página 130. Também combinamos a aplicação de outras atividades do AA5.
Pode-se dizer que foi um encontro muito produtivo, no qual os cursistas demonstraram bastante interesse e conhecimento no momento das discussões. Isto comprova a eficácia do Programa em nossa rede de ensino.