segunda-feira, julho 20, 2009

RELATÓRIO DO 3° ENCONTRO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA – GESTAR II

Devido a sucessivos feriados no mês de abril, o terceiro encontro aconteceu somente no dia 08/05. Devido à forte chuva, participaram apenas seis professores. Os ausentes justificaram por telefone o não comparecimento. Inicialmente, antes da entrega do relatório sobre o “Avançando na Prática”, sugerimos que cada cursista apresentasse o relatório ao grupo, expondo, especialmente, as dificuldades e os resultados para que os demais pudessem colaborar com a discussão. Todos apresentaram e ouviram sugestões acerca da atividade. Também, foram mostradas exemplares da produção textual dos alunos.
Num segundo momento, reforçou-se a teoria acerca de gêneros textuais, a fim de introduzir a próxima unidade que trata de Tipos Textuais. Pois, percebeu-se que há uma confusão entre estes dois conceitos.
A seguir, dividiu-se o grupo de professores em duplas para que pudessem responder as questões das páginas: 17, 18, 21, 31, 34, 37, 59, 77, 80 do AAA3. Depois, realizamos a correção e a discussão dessas atividades e solicitamos ao professor-cursista que selecionasse algumas para posterior aplicação em sala de aula.
Num último momento, encaminhamos as tarefas a serem executadas durante a semana. Todas essas atividades estão no AAA3. Cada professor ficou responsável pela aplicação de uma atividade em sala de aula, para posterior discussão com o grupo no próximo encontro. As atividades escolhidas pelos próprios professores foram as seguintes: redescobrindo gêneros textuais páginas: 20, 21, 22; criando anúncios, página: 28; criando pesquisas e entrevistas, páginas: 32, 33; criando classificados, páginas: 40, 41; criando o varal de poesia, página: 56; criando textos descritivos, página: 70;