segunda-feira, julho 20, 2009

RELATÓRIO DO 4° ENCONTRO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA – GESTAR II

O quarto encontro ocorreu no dia 15 de maio, com início às 18:00 horas, na escola Profissional de Palhoça. Participaram 10 professores e a coordenadora pedagógica do programa.
De início, os cursistas apresentaram e discutiram os resultados das atividades desenvolvidas durante a semana. Aqui é um momento rico porque o professor fala sobre soluções e dificuldades e, ao mesmo tempo, ouve sugestões de colegas. O tempo para cada professor relatar as suas atividades foi 10 minutos.
Logo a seguir, apresentei as unidades 11 e 12 do TP3, destacando pontos mais relevantes, bem como algumas atividades importantes para serem abordadas em sala de aula com os alunos. Praticamente todos os cursistas colaboraram com a discussão, pois já haviam lido as unidades destacadas anteriormente.
Após o intervalo, propomos um debate (críticas e sugestões) das unidades do TP3, páginas: 145, 160, 165, 167. Essa atividade foi organizada em duplas. Para a apresentação, cada dupla teve 15 minutos.
Vale destacar a participação do Professor Gilberto que apresentou atividades desenvolvidas em sala de aula para que os demais pudessem sentir como é gratificante perceber que o seu trabalho contribuiu à aprendizagem do aluno. Foi um momento importante, porque fez com que todos os presentes percebessem a proposta inovadora do GESTAR II. Da mesma forma, a professora Joice mostrou atividades de seus alunos planejadas a partir dos nossos estudos. Outra contribuição veio da professora Tereza que trouxe textos de seus alunos.
Na parte final do encontro, encaminhamos as tarefas para a próxima semana. Atividade solicitada: Avançando na Prática, TP3, página 172.