segunda-feira, julho 20, 2009

RELATÓRIO DO 6° ENCONTRO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA – GESTAR II

O sexto encontro aconteceu no dia 29/05, com a presença de nove professores cursistas, mais a coordenadora pedagógica do programa. As atividades tiveram início às 18h30mim na Escola Profissional no centro de Palhoça. Iniciamos com a discussão teórica referente às questões de leitura e escrita abordadas no TP4. Enfatizamos e discutimos temas relevantes, por exemplo, letramento. Como os professores já haviam estudado o TP4 o debate ocorreu em um bom nível. Aqui convém destacar que a professora Alexandra realizou uma leitura bastante substancial do TP4, apontando, inclusive, limitações em algumas atividades sugeridas. Outra contribuição importante foi a do professor Gilberto que apontou o formato das atividades do GESTAR II bastante eficaz para um redirecionamento de seus conhecimentos e sua prática. Para comprovar tal fato apresentou mostras de trabalhos desenvolvidos a partir da metodologia do GESTARII.
Da mesma forma outros cursistas elogiaram a proposta pedagógica trazida pelo Gestar II, destacando que já sentem um certo desconforto em trabalhar questões da gramática descritiva de modo descontextualizado. Parece que o grupo de professores compreendeu os objetivos do Programa.
Ainda no 6º encontro discutimos temas importantes apontados no TP4, como: os processos de leitura e escrita e suas relações com a cultura. Mereceu destaque também, por parte dos professores-cursistas, os relatos de Patativa do Assaré e Paulo Freire sobre suas experiências pessoais com o mundo da escrita e como essas práticas, em seus cotidianos, modificaram suas formas de aprender a ler o mundo. Segundo a professora Tereza Cristina, cursista, é evidente que a escola não pode se limitar às experiências mais próximas do aluno, mas criar mecanismos eficientes para que este se torne autor.
Para o encontro seguinte, combinamos que as atividades em andamento deveriam ser concluídas para posterior análise e debate em grupo, bem como a continuidade do estudo das unidades 14 e 15 do TP4. Os cursistas preferiram não dividir a leitura por blocos, ou seja, todos deverão ler o material para discussão na próxima aula. Destaquei a importância de uma leitura mais atenta aos tópicos que tratam dos objetivos da leitura, ressaltando o desafio que é para nós, professores, aguçar a curiosidade de nosso aluno, a ponto de que ele sinta necessidade de ler.
Por fim, a professora Alexandra se responsabilizou por uma leitura e resenha da unidade 15 do TP4, para ser apresentada no encontro seguinte aos demais participantes.