segunda-feira, julho 20, 2009

RELATÓRIO DO 7° ENCONTRO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA – GESTAR II

No dia 05/06 acorreu o sétimo encontro com a participação de nove professores-cursistas, além da coordenadora pedagógica do programa. As discussões tiveram início, conforme combinado, às 18h30mim na Escola Profissional no centro de Palhoça.
Num primeiro momento, o professor-formador chamou a atenção dos cursistas para alguns detalhes importantes do Programa Gestar II, como: frequência; aplicação das atividades em sala de aula; entrega dos planejamentos e relatórios semanalmente e participação nas discussões realizadas no grupo. Além disso, o formador comunicou que as atividades desenvolvidas por cada participante do GESTAR II estará a disposição no Blog: http://www.gcpalhoca.blogspot.com para que os demais professores possam ter acesso a essas novas metodologias. Os professores acharam a iniciativa da divulgação importante e se comprometeram em enviar os relatórios solicitados e trazerem exemplares de atividades de seus alunos para montarem em conjunto um portfólio.
Após esses avisos importantes, demos início às discussões das unidades 14 e 15 do TP4, bem como discutindo questões do AAA4. Primeiramente, debatemos as implicações do conceito de leitura adotado para o ensino e aprendizagem, enfatizando dois pontos importantes que perpassam o ato de ler: os objetivos da leitura e os conhecimentos prévios do leitor. Apresentamos, também, possíveis estratégias que podem colaborar no trabalho com textos.
Ainda na Unidade 14 discutimos especialmente três pontos fundamentais, no trabalho com leitura: o texto e o leitor como criadores de significado(s), a importância da definição dos objetivos de cada leitura e a relevância especial dos conhecimentos prévios na produção de significado. Aqui os cursistas revelaram suas experiências na prática de leitura. Muitos criticaram a qualidade dos textos trazidos pelos livros didáticos que pouco contribui para a aproximação do aluno ao mundo da leitura, especialmente os livros enviados para o Ensino Médio que utilizam fragmentos de obras literárias para trabalhar questões da gramática descritiva.
Na sequência, abordamos a Unidade 15 do TP4. Primeiro, discutimos a importância, para o caso específico da leitura, da formulação adequada de perguntas e da análise pertinente das respostas obtidas. Em seguida, a Professora Alexandra, em forma de síntese, ressaltou a importância de se privilegiar procedimentos que possibilitem ao leitor chegar à estrutura do texto, como conhecimento importante para a compreensão global do texto.
Por último, reforçamos a importância dos relatórios semanais e solicitamos aos cursistas que concluíssem as atividades com os alunos, para que outras pudessem ser aplicadas. Recomendamos, também, que visitem o nosso blog a fim de acompanhar as metodologias que estão sendo aplicadas a.partir do GESTAR II, especialmente as sequências didáticas.