segunda-feira, julho 20, 2009

RELATÓRIO DO 9° ENCONTRO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA – GESTAR II

Dando sequência às atividades solicitadas no encontro anterior, iniciamos os trabalhos do nono encontro falando sobre a importância do estudo e da pesquisa contínuos na vida profissional do professor. Muitos cursistas alegam que falta tempo para capacitação profissional e que são raros os momentos de troca de experiências.
Retornamos, então, as discussões previstas pelo GESTAR II, enfocando a Estilística e sua importância na construção do texto. Além disso, propomos uma leitura mais aprofundada dos conceitos que envolvem a estilística. Cada cursista ficou responsável pela elaboração de uma síntese da unidade 17, para posterior apresentação oral. Mereceu destaque a leitura da seção “Ampliando Nossas Referências” do TP5, na página 54. Algumas atividades do AAA5 que também tratam da Estilística foram selecionadas pelos cursistas para serem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Após o intervalo, iniciamos a discussão dos conteúdos acerca da coerência textual, destacando, ao mesmo tempo, textos verbais e não verbais. Nossa discussão pautou-se pelos seguintes objetivos propostos: caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais; verificar com se constrói a coerência nos textos; analisar como se estabelece a unidade de sentidos em um texto.
Durante todo o encontro, os cursistas se mostraram interessados nas questões levantadas pelo formador e, além disso, contribuíram com sugestões acerca dos conteúdos debatidos.