segunda-feira, julho 20, 2009

RELATÓRIOS GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA

No dia três de abril de 2009, os professores de Língua portuguesa e Matemática da rede municipal de Palhoça se reuniram no Centro de Atenção Integral à Criança e ao adolescente (CAIC) para dar início ao programa de formação continuada GESTAR II. O encontro teve início às 19 horas, com a presença da Diretora de Ensino da Secretaria de Educação, Edivane Lúcia Martins; da coordenadora pedagógica, Dirlene Vieira e dos professores responsáveis pela formação: Jair Joaquim Pereira (Língua Portuguesa) e Karina Zolia Jacomelli Alves (Matemática). Estavam presentes 13 professores-cursistas das disciplinas contempladas na formação.
Num primeiro momento, a Diretora de Ensino Edivane Lúcia Martins agradeceu a presença de todos os participantes e ressaltou a importância do GESTAR II para a formação continuada do professor; também destacou o empenho por parte da Secretaria de Educação para que o Programa fosse desenvolvido no município de Palhoça.
Em seguida, o Professor Jair, um dos formadores do programa, apresentou o guia geral aos professores-cursistas e procurou explicar, em detalhes, a proposta pedagógica e a metodologia do Programa. Todos os cursistas tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas acerca do GESTAR II. Posteriormente distribuiu-se o material aos professores. Muitos ficaram impressionados com a quantidade, mas ressaltaram a proposta inovadora do Programa.
Após a distribuição do material, os professores foram divididos em dois grupos para dar início às atividades do Programa. Na disciplina de Língua Portuguesa, o professor Jair procurou organizar a sistemática dos encontros, explicando a ordem de estudo do material. Explicou, também, que o primeiro TP a ser estudado seria o TP3, juntamente ao AAA3. Os professores estranharam em começar pelo n° 3, mas o formador justificou que esta era uma decisão do MEC e, por isso, deveria ser seguida. A partir daí, os cursistas focaram sua atenção no TP3 e AAA3, para que pudessem conhecer melhor os conteúdos abordados e a forma como são organizados. Por fim, o professor-formador solicitou aos cursistas uma leitura criteriosa das unidades 9 e 10 do TP3 para o próximo encontro.
Na disciplina de Matemática, compareceram nesse primeiro encontro, cinco professores. Todos receberam e conheceram o material oferecido pelo MEC, além de esclarecem dúvidas sobre as oficinas a serem realizadas nos encontros. Para o próximo encontro, solicitou-se aos professores-cursistas que fizessem a leitura da primeira unidade do primeiro caderno de teorias e práticas.