segunda-feira, julho 20, 2009

Sequência didática e relato do avançando na prática - receitas por Joice porto

Objetivos: Identificar características que levam à classificação de um gênero textual: receita
Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.

Descrição:
1 - Entregar uma cópia com as duas receitas aos alunos;
2 - Ler, analisar e identificar as diferenças e semelhanças na organização das duas receitas;
3 - Chamar a atenção dos alunos para a transposição de gêneros, ou seja, apesar de seguir o mesmo “modelo” - pois a distribuição das partes, a forma de enumerar os ingredientes e as estruturas linguísticas direta com o leitor são características reconhecíveis em qualquer receita - , o trabalho com a linguagem na receita 2 constrói diferentes sentidos da receita 1. A ironia produzida, que tem o objetivo de crítica política, deve-se a mudança de enquadre. Assim, para classificar um gênero deve-se levar em conta o interlocutor e a situação sociocomunicativa, além da estrutura lingüística;
4 - Pedir que levem para a sala de aula receitas culinárias para que possam analisar lingüisticamente o texto;
5 - Propor aos alunos um exercício de transposição de gêneros textuais (intertextualidade entre gêneros);
6 - Pedir que produzam uma receita, considerando algumas sugestões de ingredientes que podem ser:
Amor, paixão, compaixão, alegria, emoção, humildade, paz, união, etc.
7 - Fazer uma análise conjunta dos textos produzidos:
a) Que elementos você identificar na estrutura do texto que o assemelham a uma receita culinária?
b) Por que, apesar dessas semelhanças, não podemos classificá-lo como gênero receita?
c) Que efeitos de sentido o autor consegue levar ao leitor com esse formato de gênero “transportado” de outro gênero?
- Para essa atividade tirar xerox de alguns textos e analisá-los no retroprojetor.

Recursos: xerox com duas receitas, quadro, giz, retroprojetor.

Receita I

Espaguete com Brócolis e Tomate seco
· 400 g de espaguete
· 1 xícara (chá) de brócolis cozidos
· 1 tomate seco em tirinhas
· 2 colheres (sopa) de azeite
· 1 dente de alho picado
· sal e pimenta-do-reino a gosto
Cozinhe o macarrão em água quente abundante com sal. Escorra e reserve. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue o alho até dourar. Junte o brócolis e o tomate e tempere com sal e a pimenta-do-reino. Ponha o macarrão, mexa e sirva em seguida.
(texto retirado do TP3, p. 33)
Receita II

Lasanha à recessão gratinada
Ingredientes
1 membro presidenciável da academia de Letras
1 pitada de violência
1 ano de salário congelado
2 salários de fome (vulgo salário mínimo)
5 cidadãos desnutridos crus
5 baldes de promessas de tipo “prometo zelar pelos interesses do povo brasileiro sem jamais pensar em interesses pessoais”
3 tabletes de clichês famosos como “O Brasil é um gigante adormecido”
Modo de preparar
Deixe de molho por algumas horas, nos baldes de promessas, o ingrediente presidenciável, os salários de fome e os cidadãos desnutridos crus. Agora refogue o salário congelado com a pitada de violência. Misture os ingredientes e leve ao forno quente para gratinar por duas horas. Polvilhe com clichês famosos e sirva em porções mínimas.
(retirado da Internet, com adaptações)

Escola: Escola Básica Municipal Prefeito Reinaldo Weingartner
Turma: 7ª série - 71 (EJA)
Nº de alunos: 22
Professora: Joice Porto
Duração: 4 aulas de 40 minutos
Período: noturno

Relato

Eu tive muitas dificuldades em aplicar as atividades deste planejamento, uma vez que só tenho três aulas semanais (terça, quarta e quinta-feira) na turma 71. Na terça-feira não teve aula normal, pois teve greve de ônibus, foram poucos alunos e faltaram alguns professores; na quarta, ainda por causa da greve os alunos foram dispensados mais cedo e não tive aula com a turma; na quinta faltaram três professores (por motivo de doença) e, então, havia três professores para dar aulas para cinco turmas. A saída foi dar aulas para duas turmas ao mesmo tempo. Juntei, então, duas turmas e iniciei a aula pedindo para os alunos sentarem em dupla para acompanhar a leitura do texto (pois não tinha cópias suficientes). Eu fiz a leitura e depois refletimos, identificamos e analisamos as diferenças e semelhanças entre os textos. Mostrei e expliquei a transposição de gêneros e pedi que trouxessem para a próxima aula receitas culinárias.
Na aula seguinte (agora só com a turma da 71), que só aconteceu uma semana depois, a maioria não levou a receita, porém eu levei e as emprestei para que os alunos analisassem lingüisticamente o texto.
Após isso, pedi que me produzissem a receita conforme sugerida no planejamento. Alguns acharam estranho, disseram que era difícil, mas produziram o que foi pedido. Conforme os alunos iam fazendo a receita, eu sentava com eles e sugeria o que podia ser melhorado.
Depois de me reescreverem as receitas me entregaram os textos.
Na aula seguinte, tirei cópias de duas receitas que ainda tinham problemas (na estrutura, na pontuação e na ortografia) e duas que ficaram muito boas para comparar e fazer com que os alunos percebessem os problemas dos textos e sugerissem algumas soluções. Além disso, faríamos a análise conjunta dos textos produzidos. Porém, ao testar o retro-projetor, o mesmo estava com a lâmpada queimada e, assim, não pude seguir a aula conforme havia planejado. Então, devolvi as receitas aos alunos e fizemos uma análise em conjunto e depois sentei individualmente com os aluno cujas receitas apresentavam problemas e dei algumas sugestões de como poderia ser melhorada a receita. Assim, encerramos a aula.