segunda-feira, julho 20, 2009

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - TEXTO NARRATIVO por Alexandra Espindola


Objetivo geral: conhecer e produzir novas maneiras de narrar.

Objetivos específicos:
ler textos narrativos não convencionais;
observar a estrutura narrativa e frasal desses textos;
produzir textos escritos narrativos sem fazer uso de verbos;
socializar os textos produzidos.

Como a 6ª série já estudou os elementos da narrativa, apresentei aos alunos este texto narrativo composto somente por substantivos (texto sugerido pelo caderno do Gestar II):

Circuito Fechado, por Ricardo Ramos
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

Depois da leitura, individual e coletiva, os alunos responderam no caderno as seguintes questões:

1) Qual é o enredo do texto?
2) Quem é o personagem?
3) Qual é o sexo do personagem? Quais os elementos do texto que nos ajudam nessa identificação?
4) É possível sabermos a profissão do personagem? De que maneira?
5) Qual o local e o tempo sugerido nesse texto?
6) Como compreendemos o enredo do texto sem que ele apresente palavras de estado e ação?
7) Qual é a importância da pontuação na compreensão do enredo?
8) Quais são as palavras que se repetem no texto? Por que há essa repetição e o que ela significa?
9) Como é o dia-a-dia do personagem?
10) Qual é a diferença desse texto com outros que estamos acostumados a ler? Por quê?

Após essas questões, os alunos receberam outros textos narrativos parecidos, em alguns aspectos, com o de Ricardo Ramos. Foi pedido que eles atentassem para o enredo, os personagens, a pontuação e a construção das frases. A maioria dos alunos participou dessa atividade oral, expondo suas observações.

Vidinha Redonda, por Kátia da Costa Aguiar

Esperma, óvulo, embrião, parto. Bebê, choro, sobressalto, cocô, xixi, fralda, leite, colo, sono. Doença, vômito, pavor, pediatra, remédio, preço. Murmúrio, passos, fala. Escola, lancheira, material, professora. Curiosidade, descoberta. Crescimento, desenvolvimento, pêlos pubianos, seios, curvas, menstruação, modess, cólica, atroveran, adolescência. Primeiro beijo, paixão, shopping center. Batom, esmalte, rinsagem, depilação. namorado, pressão, intimidade, culpa. Festa, pai, ciúme, relógio, motel, desculpa, dissimulação. Faculdade, trabalho, consciência, cansaço, sossego, idade. Noivado, loja, fogão, geladeira, cama, mesa, banho, aliança, chá-de-panela. Cartório, igreja, núpcias. Sexo, trabalho, sexo, trabalho, sexo, esperma, óvulo, licença, parto.

Dona-de-casa, por Carine Vargas

Sol.Bom dia, dentes, filhos, uniforme,merenda, café, carro, escola, carro, supermercado,carne, pão, banana, refrigerante, alface, cebola,tomate. Carro,casa, cama, lençol, travesseiro, colcha, roupa, lavanderia, máquina, sabão, sala,almofada, pano, pó, cortina, tapete, feiticeira. Banheiro, descarga, balde, água,desinfetante, toalha molhada, lavanderia, arame, prendedor. Cozinha, pia,tábua, faca, panela, fogão, bife, arroz, molho, feijão, salada, mesa, toalha,pratos, talheres, copos, guardanapos, carro, escola, filhos, carro, almoço, mesa,pia, louça, armário, fogão, piso. Televisão, jornal, filhos, tema, lanche, leite,nescau, pão, margarina, banana, louça, pia, armário. Carro, filhos, natação,futebol, mensalidade, espera, revista, filhos, carro, casa. Vizinha, conversarápida, lavanderia, arame, roupas, agulha, linha, camisa, calça, ferro de passar.Janta, marido, filhos, sala, televisão, família reunida, dinheiro, discussão,cozinha, mesa, louça, pia, armário. Filhos, sono, escova, creme dental, cama,beijo, durmam com os anjos. Portas chaveadas, janelas fechadas,banho, sabonete, água, toalha, creme no corpo, camisola,renda, escova, cabelo, perfume, dentes limpos,cama, marido, sexo, sono, boa noite,Lua.
Trânsito, por Luzia Fialho, Leandro Rangel e Paola Teodoro
Porta, banco, cintochave, afogador. Ufa! Acelera, engata, foi!2ª, 3º, 4ª,sinaleira,freio.Laranja,jornal,esmola,acelera, engata, foi!Salvador França,Ipiranga.Acelera, engata, foi!Ôpa! ficouCongestionamentoLiga rádio -Voz do Brasil...Desliga.Calor,cigarro,estacionamento lotado!Fila.Espera.Vaga.8 horas...Atrasado.


Observação: é interessante anotar que os alunos pediram para ler todos os textos em voz alta. Isso significa que gostaram dos textos, fator importante para estimulá-los a também produzirem textos.

Na aula seguinte, como foi num outro dia, retomamos as atividades do caderno e a leitura dos textos. Pedi que produzissem um texto (anexos 3a, 3b) daquela forma de narrar, ou seja, sem verbos. Deixei livre a possibilidade de escreverem textos narrando sobre eles mesmos ou sobre qualquer outra pessoa, como alguma celebridade. Até criei uma narrativa sobre o dia-a-dia de um famoso jogador de futebol e de uma atriz, mas os alunos preferiram fazer sobre suas próprias rotinas.
Resultados: para que a atividade de produção textual ficasse mais dinâmica, os alunos foram me perguntando como era a grafia correta das palavras que tinham dúvidas, e eu as colocava no quadro. Produziram textos muito bons, com coerência, coesão interna, pontuação adequada, expondo como é o cotidiano deles e, além disso, dedicação, interesse, envolvimento com as atividades.
Por últimos, conversamos sobre outras possibilidades de narrar. O mais positivo dessa produção foi que os alunos quiseram ler seus textos para a turma.