segunda-feira, julho 20, 2009

Uma luz no início no túnel por Gilberto da Silva

Um homem tem a mesma essência do berço ao túmulo, o que muda é como ele aproveita o tempo que Deus lhe deu. Alguns agregam valores a essa essência tornando-se mais ou menos úteis uns aos outros. Infelizmente a modernidade tem trazido ao homem valores que o distanciam desse Deus e o coloca mais próximo de um padrão exigido pelo capitalismo; um homem muito mais preocupado com o Ter do que com o Ser.
A educação como uma das constituidoras da bagagem que levará o ser humano a uma evolução social, moral e racial também tem sofrido com a desagregação de valores provocada por um sistema governamental que tem privilegiado a alienação dos cidadãos. Com raras exceções estão sendo formados por nossas escolas seres prontos para serem consumistas, com muito pouco de uma consciência crítica necessária à evolução de uma sociedade mais igualitária. Estão sendo formados cidadãos alheios à realidade do país e seu elevado grau de desigualdade, mesmo que essa desigualdade atinja diretamente esses mesmos cidadãos.
Os currículos escolares quando não são utópicos não tem significação prática, não envolvem o aluno na aprendizagem, pelo contrário criam uma parede entre ele o professor prejudicando assim o processo ensino/aprendizagem. O professor ensina o que não tem utilidade prática na vida do aluno levando o aluno a um desinteresse total pelo que lhe está sendo ensinado.
Contrario a essa corrente o GESTAR vem proporcionar a nós professores a possibilidade de lutar contra a pasteurização das aulas, (mesmo com todas as interferências) criando uma oportunidade a nós e ao aluno de visualizar um futuro menos nefasto. O GESTAR dá ao aluno a possibilidade de se retratar e tratar a língua portuguesa como algo significativo num universo quase sem autenticidade; a sala de aula.
O GESTAR permite ainda que aluno e professor trabalhem juntos diminuindo a distância causada pelo apego exagerado à gramática, permitindo assim que ela possa ser ensinada de uma forma mais implícita e definitiva uma vez que o aluno chega até a gramática e não parte dela. Por fim, o GESTAR possibilita aos professores de língua portuguesa a possibilidade de refletir sobre suas práticas pedagógicas num contexto onde a troca de experiências e a observação de seu próprio trabalho e do trabalho dos colegas permitam um crescimento concreto no padrão de ensino e nos resultados obtidos. Pode-se dizer que o GESTAR veio como uma luz no início do túnel evitando assim que cheguemos ao fim do túnel totalmente no escuro e sem maquinista.