sexta-feira, novembro 13, 2009

5º encontro de Matemática da equipe multidisciplinar - 5ª à 8ª série

1. Título: Sequência didática e Proposta Municipal
2. Objetivos:
- Socializar a aplicação da sequência didática escrita pelos professores que foi solicitada no encontro anterior;
- Conhecer e discutir o documento que será anexado à Proposta Curricular Municipal (reescritura da atual);
- Listar os conteúdos essenciais para cada ano do ensino fundamental.
3. Conteúdos/Assuntos: Conteúdos matemáticos diversos (do ensino fundamental), sequência didática e Proposta Curricular Municipal.
4. Público: professores de matemática da rede municipal de Palhoça
5. Tempo estimado: 3 horas e 30 minutos
6. Material necessário: Equipamentos para projeção de slides, tarefa do encontro anterior, caneta e bloco para anotações.
7. Desenvolvimento:
Passo 1: Exposição da reescritura da Proposta Curricular Municipal
Os professores presentes terão acesso à previa do documento que constará na Proposta Curricular Municipal para poder discutir e, consequentemente, intervir.
Passo 2: Sequência didática
Os professores que realizaram a tarefa do encontro anterior terão a oportunidade de socializar. Poderão mostrar o documento montado e expor suas considerações quanto a aplicação em sala de aula.
Passo 3: Lista de conteúdos
Os professores listarão os conteúdos que consideram essenciais para o 6º ao 9º ano do ensino fundamental para constar na Proposta Curricular Municipal.
8. Tarefa
Os professores serão convidados a apresentarem sua colaboração na reescritura da Proposta Curricular Municipal. Mas, devido ao tempo, terão a oportunidade de fazerem isso em casa e posteriormente nos comunicaremos por email, fone ou com reunião marcada.
9. Avaliação/Resultados
Nosso quinto encontro aconteceu no dia 12/11/09 na Prefeitura Municipal e contou com a presença de oito professores.
O encontro começou com uma avaliação dos professores quanto ao trabalho do grupo multidisciplinar. Muitas críticas e sugestões foram colocadas e anotadas para melhorar os próximos cursos.
Na sequência falamos da reelaboração da Proposta Curricular Municipal. Todos falaram sempre que sentiam a necessidade de comentar ou acrescentar algo. Após isso, socializamos as aplicações das sequências didáticas escritas pelos professores. Terminamos fazendo uma lista de conteúdos considerados essenciais para o 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Pude observar um crescimento dos professores em vários itens sendo, um deles, a participação oral. Todos falaram como estavam se sentindo, contribuíram para a proposta curricular municipal e realizaram as tarefas solicitadas. Deixo meu agradecimento ao grupo pela oportunidade que me deram de tentar fazer um bom trabalho. Foi um ano muito prazeroso por estar do lado de pessoas inteligentes, trabalhadoras e que querem, assim como eu, escolas cada vez melhores.