sexta-feira, novembro 13, 2009

Matemática – Sequência didática para a 2ª série do ensino fundamental por Margarete Paulina da Rosa Araújo

PARA QUE APRENDER MATEMÁTICA?

Aprendemos Matemática para:

*desenvolver a habilidade de resolver problemas;
*desenvolver a capacidade de análise e de síntese;
*desenvolver a habilidade de calcular;
*compreender e interferir nas inter-relações que existem na natureza;
*desenvolver o conhecimento de espaço e tempo e a habilidade de neles se localizar;
*desenvolver a capacidade de compreender as demais ciências;
*desenvolver e dominar uma linguagem de expressão nessas ciências;

Enfim, aprendemos matemática para nos tornarmos indivíduos autônomos. Autonomia esse fruto da capacidade de pensar, raciocinar e resolver problemas. Aprendemos matemática para sermos indivíduos críticos, que lêem o mundo á sua volta, e que interferem positivamente nesse mundo – indivíduos que exercem a sua cidadania. (MORI, 1994).

Sequência didática

Objetivo Geral: Compreender os significados matemáticos da multiplicação.

Objetivos específicos:
- Identificar e utilizar a multiplicação em diferentes situações do cotidiano;
- Relacionar a multiplicação à adição de parcelas iguais;
- Construir a tabela da multiplicação;
- Estimular o raciocínio lógico através do cálculo mental;
- Interpretar e resolver situações-problema envolvendo a multiplicação.

Série – 2ª Série;

Tempo estimado – 4 aulas;

Material necessário: Papel, régua, lápis de cor, folhas quadriculadas, xérox, material dourado – tabela.

Desenvolvimento:

1ª Etapa
- Levantamento dos conhecimentos prévios sobre multiplicação;
- Discussão sobre o tema e levantamento de hipóteses, relacionando com a disposição das carteiras em sala, colunas e linhas.

OBS: nessa aula, o importante é deixar o aluno perceber e identificar o que são linhas e colunas.
2ª Etapa
- Organizar pequenos grupos, entregar folha quadriculada e pedir aos alunos que pinte o resultado das multiplicações;

3ª Etapa
- Propor que cada equipe determina qual das estratégias é a mais eficaz;
- Pedir para que alguns alunos exponham à turma a discussão da aula anterior e as conclusões a que chegaram sobre o problema, apresentando a maneira de resolvê-lo que foi selecionada. Qual das atividades permite chegar ao resultado de maneira mais fácil.

4ª Etapa
- Apresentar a tabuada em tabela e em dupla as crianças completarão a tabela da multiplicação.

AVALIAÇÃO

Avaliação é o ponto fundamental em qualquer trabalho que desenvolvemos. Deve ser o resultado de uma observação constante da evolução do aluno durante o processo de aprendizagem.
A avaliação não deve ser o ponto de chegada, mas o de partida para a construção de novos conhecimentos.
Nesse processo, a análise do erro cometido pelo aluno fornece valiosos subsídios para relacionarmos a proposta de trabalho.(MORI, 1994).

Pontos a serem considerados:
*construção do conceito;
*participação do aluno nos trabalhos de classe e nos trabalhos em grupo;
*sugestões e processos de resolução às situações-problema;
*recursos de cálculo mental;
*construção de tabela.

CONCLUSÃO

Durante a aplicação da sequência didática sobre Multiplicação, os alunos estavam bastante ansiosos para aprender o novo conteúdo. Isto fez com que eles participassem demonstrando interesse em aprender.
Durante este primeiro contato trabalhamos com vários materiais para facilitar o entendimento. As dificuldades encontradas foram sendo superadas através de um trabalho contínuo e os resultados foram significativos.
Enfim, tudo aquilo que auxilia na aprendizagem e no desenvolvimento do aluno vale a pena investir. A sequência didática veio para contribuir e tornar o aluno mais participativo aumentando seu leque de conhecimentos.

REFERÊNCIAS

MORI, Iracema. Viver e Aprender – Matemática 2. Saraiva: São Paulo, 1994.
GUELLI, Oscar. Matemática: Livro do Professor. São Paulo: Ática, 1998.
Trabalho da professora com anexos: http://www.megaupload.com/?d=K4MUKC9N