Mariza Campos Gavilan, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 2 do TP1. A seguir, está o que a professora concretizou:
a) Síntese da unidade
Na unidade dois, foram trabalhados os conceitos de volume, medidas, tratamento da informação, números decimais e equações com o tema: “Alimentação para saúde”, baseada na necessidade de ferro no nosso organismo.
As atividades propostas foram interessantes e exigiram bastantes cálculos.
A idéia do cardápio foi ótima, mas as sugestões muito poucas e com poucas opções de escolha, se bem que ali estavam os mais ricos em ferro, porém não os mais saborosos ao meu paladar.
Achei bem aplicável a transposição didática, e escolhi também fazer com os alunos o cardápio.
b) Resultados observados em sala de aula
O ponto mais interessante: é o professor de matemática estar tratando de assuntos fora do convencionado cálculo.
A maior dificuldade: foi a preparação do material, pois o tempo é curto, e se não tivesse a ajuda da formadora, não teria tempo e nem recursos como impressora, para dar conta do preparo.
As atividades propostas foram interessantes e exigiram bastantes cálculos.
A idéia do cardápio foi ótima, mas as sugestões muito poucas e com poucas opções de escolha, se bem que ali estavam os mais ricos em ferro, porém não os mais saborosos ao meu paladar.
Achei bem aplicável a transposição didática, e escolhi também fazer com os alunos o cardápio.
b) Resultados observados em sala de aula
O ponto mais interessante: é o professor de matemática estar tratando de assuntos fora do convencionado cálculo.
A maior dificuldade: foi a preparação do material, pois o tempo é curto, e se não tivesse a ajuda da formadora, não teria tempo e nem recursos como impressora, para dar conta do preparo.
c) Aplicação da tarefa na sala de aula
A necessidade de ferro no nosso organismo.
Objetivos: Executar operações de adição e multiplicação com números decimais; Aprender um pouco sobre a importância do ferro e em quais alimentos é encontrado;
Conteúdo: Números decimais e unidades de medidas.
Público: 6ª série EJA com faixa etária de 16 anos.
Tempo: 90min
Material: Cópias do texto ”A importância do Ferro na nossa alimentação” e cópias da tabela brasileira da composição dos alimentos (TACO).
As aulas:
Foi apresentado aos alunos um texto com o título: ”A importância do Ferro na nossa alimentação”, retirado de site http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm LibDocID=3608&fromcomm=6, que foi lido e discutido.
Tempo: 90min
Material: Cópias do texto ”A importância do Ferro na nossa alimentação” e cópias da tabela brasileira da composição dos alimentos (TACO).
As aulas:
Foi apresentado aos alunos um texto com o título: ”A importância do Ferro na nossa alimentação”, retirado de site http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm LibDocID=3608&fromcomm=6, que foi lido e discutido.
Posteriormente foram distribuídas tabelas com quase 500 alimentos e seus nutrientes para que os alunos confeccionassem um cardápio, em grupo, contendo a quantidade de ferro necessária diariamente pelo nosso organismo.
Foi um momento agradável, pois os alunos se envolveram bastante, e buscavam alimentos do paladar deles, exagerando às vezes na repetição, onde eu pude intervir mostrando que poderiam fazer algumas trocas.
Conclusão: A recepção do assunto foi ótima, os alunos estavam motivados e participaram da leitura, da discussão e do trabalho em grupo. Eu preciso me acostumar mais com as discussões de texto na divisão do tempo da aula, já que isso está sendo novidade.
Foi um momento agradável, pois os alunos se envolveram bastante, e buscavam alimentos do paladar deles, exagerando às vezes na repetição, onde eu pude intervir mostrando que poderiam fazer algumas trocas.
Conclusão: A recepção do assunto foi ótima, os alunos estavam motivados e participaram da leitura, da discussão e do trabalho em grupo. Eu preciso me acostumar mais com as discussões de texto na divisão do tempo da aula, já que isso está sendo novidade.
Trabalho realizado por alunos:
Fotos:
ANEXO:
Relato feito pela formadora, Karina, referente à visita da aula apresentada acima - http://www.megaupload.com/?d=XGD4P7UR
(Após clicar no link acima, para acessar o documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")