segunda-feira, junho 01, 2009

História de 5ª a 8ª

3º Encontro

Material de apoio utilizado: valorização dos ícones contemporâneos brasileiros sendo Oscar Niemayer, Santos Dumont, Carlos Drummond de Andrade
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6º encontro de Matemática - GESTAR II

Resultado do 6º encontro com professores da rede municipal de Palhoça quanto ao programa GESTAR II que aconteceu no dia 29/05/2009.

Ottoniel, Cícero, Aloísio e Mariza são os professores que participaram deste sexto encontro. Trabalhamos comprometidamente com a sessão coletiva 3 que é referente a unidade 5 do TP2.

A primeira atividade solicitada nesta sessão coletiva pedia para que o grupo medisse, aproximadamente, a superfície corporal de um dos colegas. Algumas estratégias foram citadas:

- desenhar o contorno de um deles e maximizar a área por retângulos (foi abandonada por ser trabalhosa e impossível, já que não tinham como desenhar no chão e, muito menos, um papel do tamanho adequado);
- fazer a pessoa usar uma roupa apertada e tirar a roupa para medir (não preciso dizer porque esta idéia foi abandonada!)
- pensando na costureira quando vai fazer uma roupa (essa fala sugeria uma maneira de retangularizar partes do corpo, mas não foi levada adiante);
- seguindo o pensamento acima, imaginar partes do corpo como cilindros. Esta última sugestão foi considerada.

O corpo foi repartido em cilindros de forma que o braço com as mãos seria um deles, a perna com os pés outro, a cabeça seria um cilindro também, assim como o tronco. O desenho ficou assim:

Interessante ressaltar que, inicialmente, a cabeça foi considerada uma esfera, mas para facilitar os cálculos mudaram para cilindro também.

Com uma fita métrica, os professores foram para as medidas da altura e da circunferência de cada cilindro. Com essas medidas e com os cilindros planificados, calculou-se a área aproximada da superfície corporal. O resultado encontrado foi 17432 cm2 e, ao mudar de unidade, ficaram com 174,32 m2. Esse resultado chamou a atenção de alguns dos professores, pois parecia um valor alto demais e isso gerou uma discussão onde o principal objetivo era encontrar um erro na resolução. Este erro foi então observado: em vez de dividir por 100 era preciso dividir por 10000, pois as unidades estavam elevadas ao quadrado. Assim, a resposta ficou sendo 1,7432 m2 e ficou muito próxima do valor oferecido na tabela que era de 1,75.

Antes de nos dedicarmos à próxima atividade, lemos uma entrevista feita com Gerard Vergnaud na revista Nova Escola on-line (anexo). Essa entrevista fala da educação em geral e da sua teoria, Campos Conceituais. Junto foi apresentado o que seria mapa conceitual e solicitado as atividades 5 e 6 da página 235 do TP2.

Várias reportagens foram lidas dos jornais, em grande grupo, como uma possibilidade para realizar a tarefa. Em seguida, dividiram-se em pares para montar a situação problema e o mapa conceitual. Os resultados foram:

Dupla Mariza e Cícero

Ao se referir a uma reportagem sobre paralisação de ônibus, a equipe elaborou as seguintes questões:

- Quais são as causas da paralisação?
- Quanto tempo durou a paralisação?
- Quais transtornos foram causados no trânsito?
- O valor do transporte alternativo era maior que o cotidiano, estima-se que do valor R$ 2,70 pago regularmente a alternativa passou a ser R$ 5,00. Quanto se pagou a mais? E se a greve durou 2 dias?
- O reajuste pretendido pelos trabalhadores é 5% mais o INPC do período que é 5,83%. Pesquise o que é INPC e calcule quanto um motorista que ganha R$ 1000,00 passaria a ganhar.Considerando essas questões, a equipe visualizou um trabalho matemático com os alunos que utilizassem conceitos de acordo com o mapa conceitual abaixo:

Dupla Ottoniel e Aloísio

Ao se referir a uma reportagem sobre inclusão social, a equipe elaborou as seguintes questões:

- Qual o índice de deficiência que permite a inclusão?
- A partir de que índice é necessário especialista?
- Quais os preconceitos enfrentados pela criança em sala de aula?
- Quais estratégias que proporcionam a inclusão?Após o trabalho com essas questões, a equipe julgou possível dar uma continuação, com novas atividades, utilizando os conceitos do mapa conceitual abaixo:

Tivemos, ainda, um momento para relatarem o Socializando da unidade 4 do TP1 que foi tarefa da semana anterior. Professores puderam falar o que fizeram em sala e deixar suas considerações sobre as atividades desenvolvidas.Quero deixar aqui nesse dia de hoje meu muito obrigado para essa equipe de professores. Vocês são pessoas agradáveis, inteligentes e compromissadas. Está sendo muito importante e gratificante conviver com cada um de vocês (estou te incluindo Sandra). Que possamos crescer juntos com esse curso e que essa convivência não termine junto com o GESTAR II.

ANEXOS

1) Problema da formação de Karina - http://www.megaupload.com/?d=9KSJEMNG
2) Reportagem da nova Escola com Gerard Vergnaud - http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/todos-perdem-quando-nao-usamos-pesquisa-pratica-427238.shtml

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