quinta-feira, junho 18, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 2 do TP1 por Aloísio José Battisti (cursista)

Aloísio José Battisti, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 2 do TP1. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

Independentemente, do que faz cada um, todos precisam se alimentar. Mesmo o corpo em repouso consome energia. Mas aquele que mau se alimenta e também os que consomem de tudo, estão propensos a entrar na lista dos anêmicos. Pois, alimentos carentes de ferro, por consequência, geram organismos anêmicos. Por isso, muitos alimentos produzidos em larga escala estão recebendo uma dose extra do nutriente.

b) Resultados observados em sala de aula

Atividade com a turma da 6a série do EJA. Inicialmente a turma se inteirou da problemática alimentar com a leitura de um texto explicativo sobre: o que é a anemia.
Com as tabelas em mãos, tomamos as categorias: Crianças até 10 anos, Homens a partir de 19 anos, e Mulheres a partir de 51 anos, que segundo a recomendação diária de ingestão de ferro precisam de 10mg do nutriente.
Inicialmente houve alguma dificuldade sobre como fazer para trabalhar com a duas variáveis: peso do alimento, e quantidade de nutriente.
Foram trabalhados em sala de aula dois cardápios, com carne de boi magra, feijão roxinho e brócolis, ou feijão verde e alface.

E mais uma atividade proposta para avaliação em que cada um fez o seu próprio cardápio. Os alunos que participaram da atividade fizeram um cardápio para mulheres entre 11 e 50 anos que precisam de 15mg diárias de ferro.
Como estamos trabalhando o conteúdo das operações com números decimais na 6a série (EJA), aplicamos a atividade, dieta alimentar, que envolve os números racionais positivos.
Utilizamos quadro e giz, o texto, e tabelas da apostila GESTAR II. Através de aulas dialogadas para construir os cardápios, e justificar a aplicação dos números decimais.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Turma: 6a série – EJA

Apresentação: A turma já conhece as quatro operações com números decimais.
Objetivo: Exercitar o cálculo com a aplicação dos números decimais, e uso das tabelas sobre a dieta diária com o nutriente ferro.
Duração: 3 aulas (1a aula: Interação, 2a aula: atividade proposta e 3a aula: atividade para os alunos)
Estratégias: aula dialogada, uso de quadro e giz.

1a aula: Interação

Dieta e anemia

O consumo de alimentos ricos em ferro é essencial para a prevenção da anemia por deficiência de ferro. Importante diferenciar entre alimentos contendo ferro na forma heme (origem animal) e não-heme (origem vegetal), sendo que os primeiros têm maior aproveitamento (em torno de 30%) que os últimos (em torno de 10%). Há importante relação da absorção do ferro com a dieta, com fatores contribuintes para sua maior absorção (pH ácido do estômago, vitamina C, proteína da carne) e os que a prejudicam (cereais - efeito quelante, chás, café, refrigerantes, proteína do leite e do ovo).

Recomendação diária de ingestão de ferro.

Crianças até 10 anos 10mg
Homens entre 11 e 18 anos 12mg
Homens a partir de 19 anos 10mg
Mulheres entre 11 e 50 anos 15mg
Mulheres a partir de 51 anos 10mg
Mulheres grávidas 30mg
Mulheres lactantes 15mg

Alimentos ricos em ferro. (por 100g)

Carne de boi magra 3,2mg
Feijão preto 4,30mg
Feijão roxinho 3,30mg
Feijão verde 1,40mg
Alface 1,10mg
Brócolis 1,30mg
Agrião 2,60mg
Couve 2,20mg

2a aula: atividade proposta para completar em sala de aula.

Formar duas dietas de 500gr, com três alimentos e que satisfaça a quantidade que precisa-se ingerir de ferro diariamente, de 10g para as categorias: crianças até 10 anos, homens a partir de 19 anos, e mulheres a partir de 51 anos.

150gr de carne
150gr de feijão r

200gr de carne
250gr de feijão v.

3a aula: atividade para os alunos

Cada aluno fazer uma dieta de 500gr com três alimentos para determinada categoria.

ANEXOS

GESTAR II – Matemática – Unidade 4 do TP1 por Sandra Murita Pagani (cursista)

Sandra Murita Pagani, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 4 do TP1. A seguir, está o que a professora concretizou:

a) Síntese da unidade

Nesta unidade foram trabalhados os conceitos matemáticos como: porcentagens, representação de tabelas em gráficos circulares, de barra e colunas, números negativos e traçado de ângulos. Foi muito interessante trabalhar com taxas e impostos pagos aos governos (Municipal, Estadual e Federal) através de nossas próprias contas como: Luz, Água, Telefone, Etc. Não tive dificuldades e sim, um susto muito grande, ao verificar o quanto pagamos de impostos aos nossos governantes. Foi durante as atividades, que tive a oportunidade de verificar pela primeira vez o quanto pago de impostos mensalmente e anualmente. Fiquei perplexa com o montante de taxas inclusas nas contas de Água, Luz e Telefone.

Um dos pontos mais interessante foi tomar conhecimento da quantidade de impostos e taxas pagos pelos brasileiros. Outro ponto foram os textos que tem tudo haver com a educação do nosso jovem cidadão. Talvez se conscientize da importância de economizar água, luz e até comprar com cartão de crédito.

b) Resultados observados em sala de aula

Um dos pontos mais interessantes da aula, foi ficar observando os alunos a manipularem o transferidor, foi até engraçado muitos não sabiam como usá-lo para medir ângulos. Outro ponto foi quando preencheram a tabela e desenharam o gráfico, observá-los a discutirem entre si sobre: O que estou fazendo com o meu tempo?

Outros acharam interessante observar no gráfico o tempo de sono de cada um e como dividem seu dia, de acordo com as atividades da tabela.

As dificuldades encontradas durante a realização da tarefa foi transformar horas em minutos, minutos em ângulos e manusear o transferidor para achar o ângulo correspondente.

Em geral os alunos gostaram das atividades, além de fazer com que refletissem sobre as atividades que praticam durante as 24hs. Aprenderam matemática numa aula diferente e divertida. Fizeram o gráfico, aprenderam a usar o transferidor e ainda aprenderam a transformar horas em minutos, achar o ângulo correspondente e ainda fazer os cálculos matemáticos através da proporção.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Plano de Aula (Educação de Jovens e Adultos)
Série: 8ª

Tema: Construção do conhecimento matemático em ação: Representação de dados em gráfico circulares e traçado de ângulos.

Conceitos Trabalhados: Porcentagem, ângulos e gráficos circulares.

Objetivo: Conhecer e produzir situações didáticas envolvendo gráficos e traçado de ângulos.
Faixa etária: 16 anos

Tempo: 90min

Material: Papel, Lápis, Régua e Transferidor.

Situação Problema: Refletir sobre o que fazem com o próprio tempo.

Atividades

1) Preencher a tabela com atenção e transferir as informações para gráfico circular.

Atividades Diárias .......................................................................... Tempo Gasto
Sono .................................................................................................
Estudo (na escola outros cursos, casa) .......................................
Lazer (TV, papos, namoro, etc) ...................................................
Trabalho fora ou dentro de casa
(arrumar a casa, ajudar tarefas da casa, outros serviços) .......
Atividade Física ( malhação, esporte, jogos, etc) ......................
Tempo restante .............................................................................

No final da atividade, comparar entre si como é a divisão de tempo de cada um, e também qual aluno dorme mais, que mais estuda, quem mais trabalha, e quem tem mais lazer.


ANEXOS



Parecer de dois livros - Matemática - 1º ao 5º ano

A escolha de livros didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental aconteceu neste dia 17/06/09 no CAIC. Nossa equipe também fez uma opção dando um parecer para tal. Em anexo, consta este parecer para a escolha dos livros de Matemática dos livros Porta Aberta e Projeto Prosa:
(Após clicar no link acima, para acessar o documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")