segunda-feira, junho 22, 2009

8º encontro de Matemática - GESTAR II

Resultado do 8º encontro com professores da rede municipal de Palhoça quanto ao programa GESTAR II que aconteceu no dia 19/06/2009.

Neste encontro trabalhamos com a unidade 8 do TP2 contando com a presença de 100% dos participantes. Como combinado, o encontro referente à unidade par é de estudo visando à aplicação em sala da atividade proposta pelo material do GESTAR, o relato da atividade anterior por cada participante e qualquer outro assunto que o grupo acredita ser importante estar tratando.
Iniciamos, assim, falando do projeto que foi solicitado para o final do curso. Duas sugestões para tema foram colocadas e uma delas agradou a maior parte do grupo: Imposto. Este tema, segundo os cursistas, possibilitará uma problemática interessante, além de conscientizar nossos alunos desde cedo para esta questão. Um primeiro material foi disponibilizado ao grupo pela professora Mariza para que todos possam ter um primeiro contato a fim de confirmar o tema para trabalhar o projeto.
Num segundo momento, fizemos o relato da tarefa do encontro anterior referente à aplicação em sala de aula da unidade 6 do TP2. Todos tiveram a oportunidade de expor suas dificuldades, suas surpresas, entre outros. Aproveito para lembrá-los que esses relatos junto com os planos de aula de cada cursista, para cada unidade par, encontram-se neste blog.
Seguimos o encontro conversando sobre a próxima tarefa. Foi colocado, mais uma vez, que cada professor tem a autonomia de modificar a tarefa proposta no TP ao realizar a transposição didática e que pudessem estar aproveitando os AAAs para tal.
Antes de dar sequência ao encontro, fizemos uma pausa para receber a visita da Secretaria de Educação representada por Nice, Lilian e Edivane (na foto acima, as três que estão de pé). Conversamos sobre o programa GESTAR e sobre o ensino fundamental do município, principalmente quanto ao EJA. Foi um momento onde todos puderam falar dos pontos positivos e das suas frustrações que enriquecem qualquer trabalho quando se trata de educação.
Enfim, seguimos com o estudo da unidade 8. Começamos pela seção 3 por se tratar da transposição didática com sugestões apresentadas pelo grupo para o planejamento das aulas. Posteriormente, iniciamos o estudo das seções 1 e 2 que não foi concluída. Isso se deu pelas diversas discussões que foram sendo colocadas quanto às situações vivenciadas pelos professores em sala de aula e em seus estudos. Essas interrupções permitiram uma troca de experiências que só faz enriquecer nosso trabalho.
Valeu professores! Foi um encontro muito gostoso.