terça-feira, julho 07, 2009

Matemática - GESTAR II - Parecer da formadora quanto às visitas aos cursistas

Segundo determinações do programa GESTAR II, eu, formadora Karina, acompanhei meus colegas cursistas na aplicação da tarefa “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta em todas as unidades pares dos cadernos de Teoria e Prática (TPs).
Esse acompanhamento aconteceu nos meses de maio e junho e visava à observação de uma ou mais aulas de cada um dos cinco cursistas que frequentam o curso. Minha função enquanto formadora foi observar a presença do material do GESTAR II em sala de aula e a aceitação ou não deste para os alunos. Essa aceitação foi visualizada por meio de discussões entre os alunos, relatos, atenção dada à aula, curiosidade diante da tarefa, entre outros.
Todas essas aulas foram planejadas pelo próprio professor cursista segundo orientações de cada unidade par dos TPs, com ou sem adaptações. Após cada visita elaborei um relato por escrito do que assisti e entreguei ao professor visitado, este leu podendo concordar ou não. Se fosse preciso, todos estavam ciente que tinham o direto a discussões sobre tal documento.
É importante destacar que nenhum professor recusou a minha visita em suas aulas, pelo contrário, a idéia foi aceita com facilidade e fui muito bem recebida. Todos eles se preparam antes da aplicação das tarefas levadas para sala de aula com dedicação, curiosidade, com boas expectativas, entre outros.
Nesses momentos pude observar que todos os alunos de todas as escolas por qual passei se envolveram com as atividades propostas. Existe, claro, exceções, mas foi um número tão pequeno que não vale a pena destacarmos. Esse envolvimento se deu por vários motivos, entre eles temos a curiosidade. Dependendo da tarefa solicitada encontramos alunos que queria saber o que a matemática tinha a ver com aquela situação proposta. Outro motivo foi o diferente, ou seja, questões jamais colocadas a eles como atividade de matemática como falar de esportes, festa junina, alimentação, entre outros. Além desses dois motivos destaco mais um, o uso de materiais concretos. Os alunos se mostraram satisfeitos ao manusear embalagens de produtos alimentícios, régua, lápis de cor, cartazes, roupas, etc; ao tirar fotos ou ver suas produções sendo recolhida pelo professor para serem escaniadas.
Outra observação interessante e que aconteceu em todas as aulas foi os professores solicitarem as atividades para serem desenvolvidas em grupos. Dessa forma, além dos professores ganharem a oportunidade de saber o que um aluno pensa diante de tal tarefa e poder interferi positivamente, os alunos ganham a oportunidade de interpretar essa tal tarefa, examinar as informações dadas, decidir o que é importante ou não para dar uma resposta, formar uma estratégia de resolução, tomar decisões, argumentar e defender suas idéias.
Não foi fácil, ou melhor, não está sendo fácil trabalhar com um material tão rico, diferenciado que exige muita leitura, dedicação, boa vontade e que deve ser inserido num planejamento anual que foi proposto à escola. Além de outros contratempos, temos ainda a carga horária de nossos professores. Todos trabalham mais de 40 horas semanais, têm famílias e muitas outras coisas particulares para estarem realizando. Mesmo assim, a proposta do GESTAR contagiou nossos professores e foi levada, por eles, para sala de aula e muita coisa nova foi colocada em prática neste semestre.
Estamos cientes que, mesmo depois de um trabalho exemplar realizado neste semestre, podemos avançar muito mais. Uma das observações feita por mim durante as minhas visitas permitiu oferecer aos professores mais um desafio, isso para o segundo semestre. Observei que todos os professores antes de apresentarem a tarefa proposta pelo GESTAR aos seus alunos, preparam estes trabalhando antecipadamente os assuntos que iriam mobilizar na tal tarefa.
Por exemplo, uma das atividades do programa permitia ao aluno o contato com o assunto ângulos e gráficos de setores. Esse assunto em vez de ser trabalhado no momento em que essa necessidade aparece, ele foi trabalhado nas aulas anteriores. Em outras palavras, o conteúdo ângulos e gráficos de setores serviram de ferramenta para realizar a tarefa proposta em vez de ter sido o objeto de estudo.
Ao relatar esta minha observação aos professores em um dos encontros, fui surpreendida. Isso porque verificamos que este fato não aconteceu em todas as tarefas que aplicaram em sala e, por assistir somente uma entre tantas aulas utilizadas para esse fim, não compartilhei desses momentos. Mas mesmo assim, ficamos com um desafio para o próximo semestre: trabalhar ou continuar trabalhando o conteúdo como objeto de estudo durante a tarefa proposta pelo GESTAR. Acreditamos que não será fácil pelos muitos motivos comentados no terceiro parágrafo anterior, mas com esse grupo de professores será inevitável a tentativa de vencer esse desafio.
Por fim, preciso falar da atuação dos professores em sala de aula. Em nenhum momento me comprometi a avaliá-los, mas foi inevitável observar algumas características que podem servir de exemplo. Encontrei professores que conversam com os alunos o tempo todo, que não gritam mesmo quando estes fazem alguma graça; professores que deixam os alunos tomarem decisões em relação ao que será feito, que deixam os alunos argumentarem como se soubessem mais do que eles; professores que permitem aos alunos falarem como foi a aula incentivando a colocação de argumentos para tal sem medo de ouvir que não gostaram; professores que deixam seus olhos brilhar por verificar a satisfação de seus alunos diante das tarefas; professores que observam seus alunos e ficam surpresos por ouvir falas das quais não esperavam e que as aproveitam para dar continuidade as suas aulas.
Parabéns a todos vocês, Mariza, Cícero, Aloísio, Sandra e Ottoniel, por serem tão especiais e por me ensinarem muito. Que possamos sempre tê-los em nossa rede para que essa energia se torne contagiante. Nós somos um grupo formado por uma minoria se pensarmos no quadro de professores do município de Palhoça, mas é pensando em pessoas como vocês que acredito ainda mais numa considerável melhora em nossas escolas.