segunda-feira, julho 13, 2009

11º encontro de Matemática - GESTAR II

Resultado do 11º encontro com professores da rede municipal de Palhoça quanto ao programa GESTAR II que aconteceu no dia 10/07/2009.


O décimo primeiro encontro ou a sessão coletiva 6 contou com a presença de quatro professores. Nesta sessão, que trabalha a unidade 11 do TP3 - Usando o conceito de variáveis para discutir ecologia, desenvolvemos somente a parte A. Isso porque não foi possível aos professores levarem para sala de aula a transposição didática da referida unidade (que iria contemplar a parte B).
Após preencherem um questionário que solicitava seus dados pessoais a fim de montar nosso portfólio, fomos para a leitura do texto “Consciência Ecológica e Comportamento Ecológico” da página 146 do TP3. Ao questionar se tinham entendido o que esse texto queria dizer, todos responderam positivamente e uma das respostas foi: “posso ter consciência de que algo é importante, mas não me comporto para que esse algo aconteça”. Satisfeita com as respostas, sugeri que fossemos responder o questionário.
O questionário é composto por dez questões sendo as seis primeiras para serem realizadas individualmente. Vejamos as respostas dadas:

1. Para você, o que é consciência ecológica?

Professor A: é ter conhecimento dos efeitos que a nossa vida diária causa para o meio ambiente.
Professor B: consciência é ter conhecimento do que nós podemos causar ao meio ambiente.
Professor C: a consciência ecológica está relacionada com a idéia de que fazemos parte de todo o ecossistema.

2. O que você costuma fazer em sala de aula para desenvolver a consciência ecológica de seus alunos?

Professor A: lembrar de apagar as luzes e o ventilador, pedir que não desperdicem papel.
Professor B: costumo comentar com eles que em minha casa nós separamos todos os lixos e que educo meus filhos a não destruir o meio ambiente.
Professor C: busco relacionar os números com medidas e problemas que incluam as atividades humanas.

3. De acordo com o texto “Consciência Ecológica e Comportamento Ecológico” existe uma diferença entre estes dois termos: consciência ecológica e comportamento ecológico. Qual é a diferença?

Professor A: é que ter consciência só significa saber o que se pode causar e o comportamento são as atitudes concretas que se tomam.
Professor B: está no ato de fazer as coisas acontecer, pois a consciência é o saber o que devemos fazer já o comportamento é colocar em prática toda a sua consciência.
Professor C: a diferença existe, mas a coesão das variáveis depende de quanto custa.

4. Quais seriam alguns comportamentos que devemos ter para estarmos agindo de forma correta do ponto de vista ecológico? O texto “Consciência Ecológica e Comportamento Ecológico” cita alguns. Tente também levantar outros.

Professor A: usar automóvel só quando for necessário, transportar o maior número de pessoas possível; separar lixo; apagar luzes desnecessárias; reutilizar materiais como plásticos, papel (rascunhos).
Professor B: ir para o trabalho caminhando. No momento não faço nada para melhorar esse comportamento.
Professor C: jogar urina na planta; reciclar caixinhas de leite; desligar a torneira para escovar os dentes; não ensaboar com o chuveiro ligado.

5. Quais desses comportamentos você considera mais fáceis de fazer? E quais os mais difíceis?

Professor A: o mais fácil é não desperdiçar energia, papel, etc. O mais difícil é abandonar o conforto de andar de carro, separar lixo e diminuir o tempo de banho.
Professor B: separar os materiais para reciclagem.
Professor C: desligar a torneira é mais fácil, fazer algum utilitário com caixinha, menos.

6. Você já encontrou pessoas que, mesmo sabendo qual comportamento seria correto do ponto de vista ecológico, agiu de forma contrária? Por que você acha que isso ocorre? O que o texto “Consciência Ecológica e Comportamento Ecológico” diz a esse respeito?

Professor A: é muito comum acontecer isso. No meio dos professores é fácil encontrar pessoas conscientes e difícil encontrar quem concretiza essas ações. Acredito que isso ocorra por comodismo mesmo.
Professor B: isso ocorre porque as pessoas acham que só ela fazendo não faz mal, é só um pouquinho. Mas não levam em conta que de pouquinho em pouquinho se faz um montante.
Professor C: já vi uma fábrica que produz muito; outra pessoa que matou um grilo. Diz que é contraditório, pois prevalece a atitude de baixo custo.

Após um instante de muito silêncio para responder as seis primeiras questões acima, os professores retomaram as discussões sobre o assunto. Alguns depoimentos foram dados: reciclar lixo tudo bem, mas deixar de andar de carro, aproveitar cascas de alimentos, etc, não dá.

A questão de número 7 foi realizada em grande grupo. Numa discussão incansável os professores chegaram a uma conclusão. Vejamos:

7. A partir das idéias compartilhadas, formule um questionário e um sistema de classificação de respostas. Ou seja, ao final dessa atividade, seu grupo deverá ter:
a) Um questionário para identificar o grau de consciência ecológica dos respondentes.
b) Um critério que permita classificar os respondentes do questionário em A (altamente conscientizado), B (bastante conscientizado), R (regularmente conscientizado), P (pouco conscientizado) ou N (nada conscientizado).
c) Um questionário para identificar o grau de comportamento ecológico do respondente.
d) Um sistema de classificação das respostas (pode ser igual a da letra b).

Questionário montado pelo grupo:

I. Consciência ecológica
Ser ecologicamente correto é:
( ) reciclar lixo
( ) economizar energia
( ) economizar o uso do carro
( ) economizar água
( ) adquirir eletrodoméstico da linha A
( ) usar sacola retornável

II. Comportamento ecológico

a) Você usa o carro (ou moto):
( ) somente quando não há outra opção (3 pontos)
( ) alternadamente de acordo com a necessidade (2 pontos)
( ) para se deslocar para qualquer lugar (1 pontos)
( ) não tem carro ou moto (0 pontos)

b) Você separa o lixo reciclável:
( ) sempre (3 pontos) ( ) as vezes (2 pontos) ( ) nunca (1 pontos)

c) Como você economiza água?
( ) fechando torneiras durante escovação de dentes e banho (3 pontos)
( ) lavando louça (2 pontos)
( ) deixando de lavar carro e calçada ou usando balde para tal (1 pontos)

d) Você apaga as luzes:
( ) mesmo quando está no ambiente, mas não é necessário (3 pontos)
( ) quando sai do ambiente (2 pontos)
( ) deixo acesa direto (1 pontos)

e) Na aquisição de um eletrodoméstico, você observa o consumo de energia:
( ) sempre (3 pontos) ( ) as vezes (2 pontos) ( ) nunca (1 pontos)

Critérios para classificação:

Foi acordado pelo grupo, para avaliar o grau de consciência ecológica, que a pergunta fosse feita sem dar ao entrevistado as opções de resposta. Se este, ao responder, falar dos seis itens ele será considerado altamente conscientizado (A), para cinco itens será bastante conscientizado (B) e assim por diante: quatro itens, regularmente conscientizado (R); três itens, pouco conscientizado (P); e dois itens, nada conscientizado (N).

Já para avaliar o comportamento ecológico, foi dado pontuações para cada resposta (apresentadas acima). As pessoas entrevistadas poderiam responder mais de uma opção, mas para contagem vale somente a maior pontuação, ou seja, em cada questão poderemos ter no máximo 3 pontos. Dessa forma, o máximo de pontos que se pode adquirir nas cinco questões é 15 com a seguinte classificação: de 1 a 3, nada conscientizado (N); de 4 a 6, pouco conscientizado (P); de 7 a 9, regularmente conscientizado (R); de 10 a 12, bastante conscientizado (B) e de 13 a 15, altamente conscientizado (A).

Com o questionário e os critérios de classificação prontos, os professores foram para a tarefa 8:

8. Seu grupo deverá entrevistar dez pessoas de suas turmas com base nos questionários (resolva quantas pessoas cada membro de seu grupo entrevistará, para agilizar o processo). Classifiquem as respostas e preparem-nas para apresentar para o grande grupo, em cada uma das formas:
a) Uma tabela: Indivíduo A B C D E F G H I J com seu Grau de consciência ecológica e Grau de comportamento ecológico
b) Um diagrama com setas
c) Um gráfico
Estas tarefas, como podem ver acima, pedia que os professores entrevistassem dez pessoas. Com isso, aproveitamos que o encontro do GESTAR II para Língua Portuguesa estava acontecendo no mesmo momento para entrevistar esses professores. Isso foi feito no intervalo:



Na volta do intervalo os professores reuniram os dados e montaram as seguintes tabelas (atividade 8, letra a):


Com o objetivo de cumprir a atividade 8 letra b, foram desenhados os seguintes diagramas com setas:


Terminando a atividade 8 com a letra c, foram desenhado os seguintes gráficos:


A atividade 9 (Cada grupo apresentará seus resultados para a turma) foi cancelada porque o grupo é composto por quatro integrantes e, acreditamos, foi mais interessante todos realizarem as atividades juntos. Mas isso não impediu de realizarmos discussões muito ricas.
Enfim, a última atividade:

10. Em cada caso, verifique se podemos afirmar que o grau de comportamento ecológico é função do grau de consciência ecológica. Discuta o porquê da resposta.
Resposta: Não. Por exemplo, uma pessoa pode saber que tem que economizar água, mas não tem clareza de que isso seria ecologicamente correto. Em nossa pesquisa podemos confirmar isso. Ao comparar os gráficos podemos dizer que as pessoas têm um Comportamento Ecológico sem necessariamente ter Consciência Ecológica.

Um professor para reforçar esta idéia disse que isso acontece na casa dele. Isso porque seus filhos não jogam papel de bala no chão, pois aprenderam com ele que não é legal e não porque eles têm a consciência de que não é ecologicamente correto.