segunda-feira, agosto 17, 2009

Relatório Formação Continuada em História por Paulo Valério

Trabalhamos a relação entre a utilização de imagens e o ensino de história com foco na Pré-história brasileira e Antiguidade (Egito)
Com relação a Pré-história brasileira imagens estão disponibilizadas no power point postado, inclusive privilegiando o estudo dos sambaquis. Estas temáticas não aparecem com frequência nos livros didáticos.
ANEXO: slides usados no curso - http://www.megaupload.com/?d=WI6MLCPM
(Após clicar no link acima, para acessar os documentos, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")

Relatório do décimo terceiro encontro – GESTAR II – Língua Portuguesa por Jair Pereira

No último dia 14/08, aconteceu mais um encontro do Programa de Formação Continuada Gestar II na disciplina de Língua Portuguesa. Participaram sete professores da rede municipal de Palhoça, mais a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação que acompanha a capacitação.

Dedicamos uma boa parte desse encontro para tratarmos de algumas questões referentes à elaboração de um projeto a ser aplicado nas escolas, pelos cursistas, no segundo semestre. Esse projeto faz parte das atividades propostas pelo Gestar II. Decidimos que o grupo de cursistas de Língua Portuguesa vai construir um único projeto, a fim de facilitar a discussão. O tema proposto é a argumentação que é um dos assuntos abordados no TP6.

A ideia inicial dos cursistas é envolver mais de um TP, isso quer dizer que estudos anteriores deverão ser regatados. Ficou decidido também que até o próximo encontro, cada cursista fará um levantamento prelimeinar acerca de materiais que poderão ser úteis na elaboração do projeto.

Num segundo momento, iniciamos a discussão sobre o TP6. Dividimos os cursistas em duplas para que pusdessem explorar melhor cada unidade do TP. Então, realizou-se um leitura de reconhecimento do material , bem como uma pré-seleção de atividades para serem aplicadas em sala de aula. Ressaltamos especialmente, a seção "Avançando na Prática".

Assim, combinamos que para a próxima etapa cada dupla trará uma sequência didática para apresentar aos demais colegas. Com isso, todos os cursistas terão acesso a todas as atividades elaboradas pelo grupo. O objetivo é a troca constante de experiências e a utilização de um maior número de atividades do Gestar II.