sexta-feira, agosto 21, 2009

Sequência didática: produção textual por Joice Paz - GESTAR II - TP6

Tema: Produção textual

Objetivo Geral: Expandir a noção do trabalho de ensino-aprendizado da leitura e da escrita.

Objetivos Específicos:

Ø Reflexão sobre os usos comunicativos da escrita;
Ø Desenvolvimento de habilidades sobre o processo de produção textual;
Ø Incentivo da capacidade de auto-reflexão;
Ø Percepção da necessidade da leitura.

Desenvolvimento:

Ø Primeiro momento: Propor uma discussão com os alunos sobre a possível “Doença do Mundo” a partir da tirinha da Mafalda (AA6 – pág. 20 da versão do professor).

Ø Segundo momento: Solicitar que cada aluno liste os principais problemas do mundo ou de sua região.

Ø Terceiro momento: Distribuir revistas diversas para que cada um possa identificar e pesquisar alguns dos problemas que lhe chamem mais atenção.

Ø Quarto momento: Cada aluno irá escolher um assunto, dentro do tema proposto, para a produção textual.

Ø Quinto momento: Buscar reportagens que ampliem o conhecimento sobre o assunto escolhido.

Ø Sexto momento: Leitura.

Ø Sétimo momento: O professor irá expor as etapas que facilitam a produção textual: planejamento, escrita, revisão e edição.

Ø Oitavo momento: Escolha dos tópicos que serão desenvolvidos, construindo a primeira versão da sequência do texto.

Ø Nono momento: Desenvolvimento do texto e posterior entrega para o professor.

Ø Décimo momento: No retorno dos textos, explicar a importância da revisão e dar sugestões concretas para os alunos de como fazê-la, incentivando-os a usar o dicionário.

Ø Décimo primeiro momento: Com a autorização de cada aluno, escrever alguns trechos no quadro para que possam ser analisados e, posteriormente, se for o caso, corrigidos coletivamente.

Ø Décimo segundo momento: Reunir a turma em círculo e solicitar que cada aluno leia seu texto, para que todos possam opinar, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos.

Ø Décimo terceiro momento: Em duplas, revisar e opinar sobre o texto do colega.

Ø Décimo quarto momento: Reescrever os textos com as alterações necessárias.

Ø Décimo quinto momento: Elaboração de um jornalzinho da turma, onde os melhores textos serão publicados.

Procedimentos Metodológicos: Aulas expositivo-dialogadas, atividade prática, individual e coletiva, produção textual e elaboração de um jornalzinho da turma ao final.

Reescrita de lendas e histórias da região por Cristiane Rodrigues - GESTAR II - TP6

Objetivos
Reescrever uma lenda tradicional ou história da cidade de Palhoça ou do Estado Catarinense.
Trabalhar e desenvolver a capacidade de síntese do aluno.

Conteúdos

* Produção textual (reescritas de lendas e histórias da região)

Anos: 6° (EJA)

Tempo estimado: 05 aulas

Material necessário: Texto do Gestar II sobre carnaval do TP06, textos sobre lendas, folclores e festas tradicionais.

Desenvolvimento

O primeiro passo é familiarizar a turma com o assunto através de exemplos orais de lendas e historias da região do professor. Após debater com eles sobre suas experiências. Após apresentação de um texto sobre carnaval, histórias e lendas da cidade, cada aluno ler uma lenda para o grande grupo.
O segundo passo é a escrita individual.
O terceiro passo é a reescrita das lendas em comum para exposição na escola.