terça-feira, agosto 25, 2009

Reprodução humana por Onésia Maria Ramos do G.E. Professora Francisca Raimunda Farias Costa.

Objetivo geral
Valorizar e saber sobre as diferentes etapas de vida do ser humano, assim como respeitar, conhecer e compreender as mudanças que ocorrem neste processo.

Objetivos específicos
. Respeitar as diferenças entre as pessoas em suas diversas etapas de vida.
. Identificar diferenças externas e internas entre o sistema genital, masculino e feminino.
. Reconhecer algumas mudanças físicas e comportamentais que ocorrem na puberdade.
. Identificar as células reprodutoras humanas.
. Compreender o processo da menstruação como fenômeno natural do corpo feminino.
. Compreender que a fecundação do óvulo é o inicio da formação do bebê no útero da mãe.
. Conhecer a duração normal da gestação e a diferença entre o parto normal e a cesariana.
.Valorizar amamentação como ideal para alimentar o bebê.
. Respeitar os idosos.
. Saber que as pessoas mais velhas têm muitas experiências de vida.
. Entender que idosos já foram bebê, jovem, agora idoso.

Ano 4ª
. Tempo estimado: dois meses (1 bimestre )

1ª Etapa
Atividades prévias
. Recortar figuras de pessoas em diferentes fases da vida.
. Colar ordenando as imagens conforme as fases da vida
. Pesquisar, recortar gravuras para confeccionar cartaz, desde o nascimento até a idade deles.
. Levantamentos dos dados de seus antepassados ( grau de parentesco, nome, data e local de nascimento). para montagem de árvore genealógica.
. Cada grupo desenha o corpo de componente do grupo para registrar as mudanças ocorridas ao longo de suas vidas.
. Debater com os alunos sobre o que podem fazer na prática, para facilitar a vida dos idosos. depois da discussão, reunir as melhores idéias e elaborar uma cartela com títulos e com sugestões sobre o assunto estudado.
. Solicitar gravuras: com mulheres grávidas de várias idades, risco da gravidez, raças e distribuir folhas grandes para trabalho em grupo.
. Descrever em frases, explicando como fica o bebê no ventre da mãe. por onde ele sairá, formas do parto normal ou cesariano.

2ª Etapa
Sugestões metodológicas
Dividir a classe em grupos, escrever os períodos da vida humana: infância adolescência, idade adulta e melhor idade.
Cada grupo sorteará um papel, mas não revelarão os conteúdos aos demais grupos. Em seguida, os integrantes de cada grupo discutirão entre si quais as características físicas e comportamentais das pessoas que estão neste período de vida.
Seguido de apresentação para a classe com dialogo, encenação, mímicas gestos etc. para que os demais alunos descubram o período de vida apresentado por cada grupo.

3ª Etapa
. Apresentar oralmente os conteúdos para o grande grupo.
. Mostrar livros, cartazes, para compreensão do tema.

4ª Etapa
. Produção de cartazes em grupo.
. Montagem álbum em grupo.
. Montagem árvore geológica individualmente.
. Desenhos.
. Debates e reflexões.
. Trabalho em grupo.
.Produção de texto individual e coletivo.

5ª Etapa
. Pesquisar em livros, revistas, fotos familiares, entrevista etc. sobre o tema estudado.
.Apresentação de grupos.

avaliação
Será feita durante todo o processo de desenvolvimento do tema estudado, pela observação, pela participação das atividades individuais e em grupo, pela apresentação dos trabalhos e demais atividades desenvolvidas dentro do assunto abordado.

Sequências didáticas de Ciências elaboradas e apresentadas no segundo encontro de professores de 1º ano à 4ª série no dia 12/08/2009

ENERGIA ELÉTRICA por Giseli Guilhermina Rodrigues da Escola Reunida Manuel da Silva

Conteúdos

Fontes de energia;
Cuidados com a eletricidade;
Economia de energia;
Dicas para evitar o desperdício de energia;
Como medir a eletricidade;

Objetivos
• Conhecer as diversas fontes geradoras de energia;
• Reconhecer a eletricidade como energia usada para o funcionamento de equipamentos;
• Reconhecer a importância da eletricidade para os seres humanos;
• Perceber os possíveis danos ambientais causados pela instalação de uma usina hidrelétrica;
• Despertar para a necessidade de economizar energia elétrica, evitando os desperdícios quanto ao consumo de energia;
• Identificar a leitura do medidor de energia, para calcular e medir o consumo de energia em casa;

ANO 4ª
TEMPO ESTIMADO: Dois meses

MATERIAL NECESSÁRIO
Copia de textos para cada aluno, cartolinas, lápis de cor, livrinhos doados pela Eletrosul, CD e DVD sobre os temas.

1ªEtapa
Fazer um levantamento na sala de aula sobre os conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre ENERGIA. Listar no cartaz tudo o que for dito (falado). Após, fazer uma discusão sobre o que foi escrito com levantamento de hipóteses.
Logo em seguida, assistir o DVD sobre o tema : Teatro do céu. O vídeo discute sobre as diversas fontes de energia.
Em circulo discusão sobre o tema proposto.

2ª Etapa
Em duplas, fazer a leitura dos textos sobre: *Energia Elétrica e o Meio Ambiente; *As Principais Fontes de Energia. Em seguida, discusão e explicação dos textos.
Apresentar imagens para identificar as diversas fontes de energia.

3ªEtapa
Visita à estação da Eletrosul. Pedir aos alunos anotarem o que acharem interessante.

4ª Etapa
Propor aos alunos que, em grupos, produzam um relatório sobre a visita na Eletrosul. Em seguida, cada grupo deverá ler o que relatou para a classe.
Fazer ilustração sobre a visita.
Exposição dos cartazes na sala de aula.

5ª Etapa
Assistir o DVD sobre o seguinte tema: *Caminhos da Energia; * Fundamentos da eletricidade;
Em duplas, os alunos irão ler os seguintes textos:
Como a energia elétrica é produzida e chega a nossas casas?
Alguns cuidados com a eletricidade.
Como utilizar a energia elétrica de forma mais econômica.
Explicação e debate sobre os textos
 Montar dois grupos, onde cada grupo ficará com uma geração de energia, fazendo uma ilustração explicando o processo de se obter energia em cada geração.
 Exposição dos cartazes para a classe
.
6ª Etapa
Leitura em duplas que contem os seguintes temas: * Economia de Energia Elétrica; *Dicas para evitar os desperdícios, na compra na instalação e dicas de segurança.
Em grupos, montar uma lista com eletrodomésticos escrevendo dicas de como podemos fazer para economizar energia elétrica em casa.
Exposição e explicação dos cartazes.

7ª Etapa
Assistir DVD sobre o tema: * Como a energia é utilizada; * desperdícios e economia; A família Esbanja ( O Esbanjão)
Conversar sobre como podemos evitar os desperdícios e economizar a energia em casa.
 Em duplas, montar um texto sobre os desperdícios de energia elétrica. Após, cada dupla poderá ler sua produção.

8ª Etapa
 Leitura dos textos: * Instalação de usinas hidrelétricas e os danos ao meio ambiente.
 A partir do texto, promover um debate: Se é válido ou não a construção de hidrelétricas. Levar os alunos a conclusões, colocando no quadro os benefícios e os problemas citados pelos grupos durante o debate.
A classe será dividida em dois grupos: um contra e outro a favor das hidrelétricas. Os alunos devem apontar os benefícios e os problemas que as construções de hidrelétricas podem gerar.

9ª Etapa
Como medir a eletricidade.
Como ler o seu medidor de energia.
Em duplas, realizar com é o consumo de alguns aparelhos eletrodomésticos, através do medidor de energia com a potencia media em watt e a media da utilização em horas.
Conversar sobre os aparelhos utilizados.

Avaliação
Acontecerá no decorrer das atividades previstas, através das produções, participação, debates e trabalhos em grupos.