sexta-feira, setembro 04, 2009

Relatório de visita à Escola Neri Brasiliano Martins por Jair Pereira






Observamos a aplicação de parte das atividades contidas na sequência didática das professoras Samara e Josi Ivana, no período vespertino, no último dia 02/09, na escola Neri Brasiliano Martins. O assunto abordado na sequência didática são as aves e o lugar onde vivem. Na verdade temos aí uma proposta de trabalho interdisciplinar, já que as professoras se utilizam de um conteúdo previsto na disciplina de ciências, para abordar questões de alfabetização: leitura e escrita.

A professora iniciou a aula propondo uma discussão com os alunos, todos sentados no chão e em círculo, sobre o habitat das aves. Foram apresentadas gravuras e fichas de cartolina para que os alunos lessem os nomes de animais, mas sempre com a intervenção das professoras. Além dos nomes, outros termos relacionados à vida dos animais também foram abordados. Depois de lidas, as palavras eram registradas no quadro pela professora Samara, para que os alunos copiassem no caderno.

Ainda vale ressaltar que a prática adotada pelas professoras favorece a aprendizagem dos alunos, uma vez que há uma troca constante. Todos participam indepentente das dificuldades que possuem para ler ou escrever.

Parabéns às professoras pelo trabalho desenvolvido. A educação em Palhoça precisa de inciativa como esta.

Caso você queira conhecer melhor o trabalho, entre em contato com as professoras.
Telefone da escola: 3342-6011

Relatório de visita à Escola Evanda Sueli Juttel por Jair Pereira







Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática


Observamos a aplicação de parte das atividades contidas na sequência didática das professoras da Escola Evanda Sueli nos períodos matutino e vespertino no último dia 03/09. A prática pedagógica desenvolvida contempla uma gama de ações distribuídas por todas as séries, incluindo muito material de apoio e uma diversidade de gêneros textuais que se articulam aos conteúdos.


No primeiro ano (matutino), a professora Jussara, em parceria com a professora Denise, escolheu como tema para a sequência didática o gênero textual: cantigas de roda. Algumas atividades desenvolvidas merecem destaque, como: confecção de um livrinho contendo cantigas de roda; em círculo, os alunos cantaram a cantiga: onde está a margarida?; sentados no chão, os alunos ilustraram a cantiga estudada utilizando-se de argila. Já, a professora Denise da 2ª série selecionou a cantiga: o cravo e a rosa. Muitas atividades também foram realizadas: reescrever a cantiga; acróstico; interpretação; ortografia (os sons do s); sílabas complexas; ditado; criação de um varal de cantigas e dramatização.


Também no período matutino, acompanhamos a aplicação da sequência didática pela professora Rutnéia da 3ª série. O conteúdo abordado é o gênero textual: poesia. O objetivo geral é ampliar os conhecimentos sobre os recursos naturais já estudados na disciplina de ciências, bem como, ler e compreender textos poéticos, de modo a desenvolver a criatividade e produzir poesias. O que chama a atenção nesta sequência é a variedade de atividades textuais proposta aos alunos. Nada está independente do texto, seja poesia ou música. Todo o tempo o aluno foi desafiado a escutar; falar; ler e escrever. Temos aqui uma demonstração de uma proposta interdisciplinar.


Ainda pela manhã, a professora Fabiana aplicou atividades da sequência didática que tem como tema principal: o estudo do grau do substantivo. A proposta de trabalho está organizada a partir do gênero textual: parlendas. Por que trabalhar com o grau do substantivo? Segundo a justificativa da sequência didática, porque o grau do substantivo poderá expressar: exagero, desprezo, carinho, menosprezo. Várias atividades estão propostas: leitura de parlendas; estudo do substantivo no texto; gincana com o uso de sufixos; jogo de memória e criação de poesias pelos alunos. Sempre se ancorando no texto.


No período vespertino, voltamos à escola para acompanhar a metodologia elaborada pela professora Rosiméri. O assunto estudado são as medidas de tempo. Vários objetivos estão propostos: identificar os instrumentos para medir o tempo; reconhecer a duração das unidades de tempo: dia, semana, mês, ano e identificar a relação entre elas; ler horas no relógio digital e analógico; resolver situações problemas que envolvem tempo. A aula teve caráter participativo. Todo o tempo, a professora fez o trabalho de mediação e intervenção, instigando os alunos a pensarem e encontrarem suas próprias respostas, especialmente nas situações-problemas. Eles participaram de forma intensa, contribuindo para o sucesso das atividades. Sem dúvida, foi um momento de intenso aprendizado, no qual as medidas de tempo foram estudadas de forma simples, de acordo com a realidade social das crianças.


Parabéns aos professores pelo excelente trabalho apresentado. Momentos como estes mostram que ainda é possível acreditarmos numa escola diferente.


Caso você queira conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelas professoras, entre em contato com a escola: 3242-56-73.