segunda-feira, outubro 05, 2009

Relato Avançando na Prática – GESTAR II TP6 – por Maria Joelma Dias

Sem nenhuma introdução, perguntei aos alunos o que era “gíria” para eles, pedi que respondessem cada um no seu caderno em consultar o colega ou outro material; percebi que vários não conheciam o termo ou não sabiam explicá-lo. Em seguida, pedi que em duplas conversassem sobre o tema, e observei que várias duplas já conseguiam dar suas definições, porém alguns ainda não conseguiam definir “gíria”. Então, busquei em dicionários de diferentes autores, mais uma observação retirada do livro “No país da gramática” de Monteiro Lobato (segue em anexo) a definição de gíria. Solicitei que revissem suas respostas.
Apresentei aos alunos o texto da folhinha (TP-6 pg 138) uma entrevista que o suplemento Folhinha realizou com crianças de 8 a 13 anos. Comentamos o texto.
Os alunos em duplas voltaram a discutir sobre o tema e chegando a um consenso na dupla, formaram então quartetos para elaborar uma “entrevista” sobre o tema. Cada grupo elaborou 5 perguntas que foram trocadas entre os grupos para serem respondidas. Após cada grupo responder o questionário do outro, as perguntas e respostas voltaram ao grupo que idealizou o questionário, para ser analisado. Ele verificaram as respostas dos colegas e avaliaram se estavam boas ou podiam ser melhoradas. (Segue em anexo).
Pedi então aos alunos que pesquisassem em casa, com vizinhos, amigos e em outros meios, as gírias que se usam no momento e que eram usadas no passado. Apresentei a eles o texto “A gíria é a cultura do povo”, canção de Bezerra da silva e um “girionário” criado por alunos de uma escola de Santa Helena – SC. (Segue em anexo.)
Com estes materiais em mãos, começamos a criar nosso próprio “girionário”, que contém os termos mais usados por eles e seus significados. (Segue em anexo.)
Para finalizar a atividade, passei para a turma o texto “A gíria” (AAA1 – pg. 22 e 23) com algumas questões de entendimento do mesmo.
Todo material produzido pelos alunos será anexado.
Esta sequência deu um certo trabalho, pois os alunos gostam de usar gírias, mas de falar sobre elas, não. Apesar da demora, foram utilizadas aproximadamente 12 aulas, o resultado foi bom.

14º encontro de Matemática - GESTAR II

Resultado do 14º encontro com professores da rede municipal de Palhoça quanto ao programa GESTAR II que aconteceu no dia 02/10/2009.

Nosso encontro teve como objetivo o estudo da unidade 15 do TP4 (Água – da hipótese de Tales a um problema no mundo atual – Teorema de Tales, semelhança de triângulos, previsão de eclipses e determinação de distâncias inacessíveis). Participaram nesse dia Mariza, Ottoniel, Cícero e Daniela.

Começamos conversando sobre as tarefas solicitadas durante a pausa que o programa precisou ter. Entre elas, a elaboração do projeto que deverá ser aplicado até o final do curso. Os professores falaram sobre seus estudos e sobre os resultados obtidos até hoje. O projeto terá o tema “Taxas e impostos” e está prevista sua aplicação ainda este ano.
Na sequência, iniciamos a unidade 15 do TP4 falando sobre a importância de falarmos sobre a Água com nossos alunos. Uma atividade proposta permitiu alguns professores relembrarem o que já fizeram em sala sobre esse tema. Sugestões para serem aproveitadas foram deixadas pelo grupo.

Outro momento dessa unidade fala de “Teoremas”. Fizemos a leitura sobre o assunto antes de apresentarmos uma proposta de como provar o Teorema de Pitágoras para os alunos. A maneira mais comentada foi geometricamente, ou com recortes ou com pinturas. Um livro paradidático foi apresentado como sugestão.

Fomos para o texto de referência – “Erros: mentiras que parecem verdades ou verdades que parecem mentiras” – de Bigode, Antônio José Lopes. Nesse momento ocorreu uma rica discussão sobre o assunto. Para finalizarmos, os professores receberam a seguinte tarefa que foi realizada e discutida ainda nesse encontro:

Vamos brincar um pouquinho! As afirmações abaixo são absurdas, por isso, procure onde está o erro.

I) 2 é igual a 1

Vamos verificar:
Sejam a e b pertencentes ao reais, sendo a e b diferentes de zero. Suponhamos que a=b.
Então, se a=b, multiplicando os dois lados da igualdade por a temos: a2=ab
Subtraindo b2 dos dois lados da igualdade temos: a2-b2=ab-b2
Sabemos (fatoração), que a2-b2=(a+b)(a-b). Logo: (a+b)(a-b)=ab-b2
Colocando b em evidência do lado direito temos: (a+b)(a-b)=b(a-b)
Dividindo ambos os lados por (a-b) temos: a+b=b
Como no início dissemos que a=b, então no lugar de a eu posso colocar b: b+b=b
Portanto 2b=b.
Dividindo ambos os lados por b finalmente chegamos a conclusão: 2=1

II) 3 é igual a 4

Começamos com a seguinte igualdade: 0 = 0
Podemos escrever a igualdade da seguinte maneira: 3-3 = 4-4
Colocamos o 3 e o 4 em evidência: 3 (1-1) = 4 (1-1)
Cortamos os termos comuns entre parênteses e chegamos à igualdade: 3 = 4

III) 2+2 é igual a 5

Vamos verificar:
Começamos com a seguinte igualdade, que é verdadeira: 16-36 = 25-45
Somamos (81/4) nos dois lados, o que não altera a igualdade: 16-36+(81/4) = 25-45+(81/4)
Isso pode ser escrito da seguinte forma (trinômio quadrado perfeito): (4-(9/2))2 = (5-(9/2))2
Tirando a raiz quadrada em ambos os lados temos: 4-(9/2) = 5-(9/2)
Somando (9/2) nos dois lados da igualdade temos: 4 = 5
Como 4=2+2 chegamos a seguinte conclusão: 2+2=5

GESTAR II - Matemática (agosto e setembro)

Após o término do 13º encontro do curso GESTAR II, os professores cursistas ficaram responsáveis pela realização de algumas tarefas. Entre elas, a elaboração do projeto que deverá ser aplicado como trabalho final do programa. Esses encontros aconteceram às sextas-feiras de 21/08/2009 a 25/09/2009. Até o final deste curso, postaremos o resultado desse trabalho.