quarta-feira, novembro 25, 2009

Matemática – Sequência didática para a 8ª série do ensino fundamental por Franciely Samistraro

Escola Básica Municipal Prefeito Reinaldo Weingartner

Título: Teorema de Pitágoras

Objetivo geral:
Motivar os alunos para a aprendizagem do Teorema de Pitágoras, recorrendo à utilização da Internet como meio de pesquisa.

Objetivos específicos:
· Ampliar a visão dos alunos em relação à matemática;
· Compreender como surge o Teorema de Pitágoras;
· Aplicar o Teorema de Pitágoras na resolução de problema;
· Incentivar os alunos à busca de novos conhecimentos.

Conteúdos a serem trabalhados:
· Reconhecer que um triângulo retângulo tem: - um lado maior que é o lado oposto ao ângulo de 90º. - dois lados menores (iguais ou não) que são os lados adjacentes ao ângulo de 90º.
· Calcular o valor de uma potência.
· Resolver equações do 1º grau com uma incógnita.
· Calcular a área de um quadrado e de um triângulo.
· Calcular o perímetro de uma figura, nomeadamente de um triângulo.
· Conhecimento de que uma figura se pode decompor em triângulos e quadriláteros.
Público alvo: 8ª série
Tempo estimado para aplicação: 8 aulas
Materiais a serem utilizados: Computador conectado a internet, lista de exercícios.

Desenvolvimento

1ª Etapa - Na sala de aula
· Explicitação dos termos hipotenusa, catetos e fórmula do teorema de Pitágoras;

No laboratório de Informática
· Mostrar o Vídeo da TV Escola “O Barato de Pitágoras” http://www.youtube.com/watch?v=NQjxroaxY8o (no laboratório de informática)

2ª etapa - No Laboratório de informática

· Demonstrar o teorema através do site http://www.malhatlantica.pt/mat/pitagora.htm
· Propor aos alunos acessarem a internet para investigar sobre Pitágoras e o Teorema;
· Propor que os alunos elaborem uma atividade diferenciada contando a história ou fazendo aplicação do teorema de Pitágoras;
· Exibir os vídeos baixo
http://www.youtube.com/watch?v=coeS9VkljyM
http://www.youtube.com/watch?v=pnZGqO7zeg8

3ª etapa - Na sala de aula e em casa
· Resolver e corrigir situações problemas.

4ª etapa - No Laboratório de informática
. Apresentação do trabalho elaborado pelos alunos.
Avaliação
· Participação nas aulas;
· Trabalho apresentado;
· Avaliação escrita com situação problema.
Referencia bibliográfica