terça-feira, novembro 16, 2010

Oficina de Língua Portuguesa para as Séries Iniciais por Jair J Pereira

No último dia 11/11, ocorreu nas dependências da Faculdade Municipal de Palhoça - FMP, a segunda oficina de Língua Portuguesa para os professores das Séries Iniciais da Rede Municipal de Palhoça. Aproximadamente 90 professores participaram desse encontro. Pela manhã os professores de 3ª e 4ª série e, no período da tarde, os professores de 1º, 2º e 3º ano do ensino de nove anos.
O tema abordado nas oficinas foi o trabalho com textos. Ao longo dos últimos anos, muito se tem discutido a respeito de como trabalhar com textos na escola por esta não ser uma tarefa fácil.
Existe no Brasil uma situação bastante alarmante a respeito da formação de leitores, pois as práticas desenvolvidas pela escola brasileira tendem a formar leitores, com apenas capacidades mais básica de leitura, ligadas à extração superficial de informação de textos relativamente simples.
Assim, trazendo para a realidade do município de Palhoça, encontramos ainda muitos professores insistindo no ensino meramente gramatical, mesmo nas séries iniciais. Então, por meio da oficina, chamamos a atenção do professor para a importância do desenvolvimento do fluxo da escrita desde os primeiros anos do ensino fundamental. Alguns conceitos foram exaustivamente discutidos, entre estes: as diferenças entre gênero e tipo textual.
Também mostramos aos professores que aos explorar a diversidade textual em sala de aula, aproxima-se o aluno das situações concretas de produção de textos não escolares. Além disso, os professores presentes na oficina perceberam que o trabalho a partir dos gêneros textuais contribui para o aprendizado da leitura e da produção textual.
Para finalizar, sugerimos que a melhor alternativa para trabalhar o ensino de gêneros textuais é envolver os alunos em situações concretas de uso da língua, de modo que consigam, de forma criativa e consciente, escolher meios adequados aos fins que se deseja alcançar. Alertamos, por fim, que é necessário ter a consciência de que a escola é um lugar de comunicação e as situações escolares são ocasiões de produção e recepção de textos.