quarta-feira, março 16, 2011

VISITA À CÂMARA DE VEREADORES DE ITAPEMA

Na intenção de implantar um “arquivo histórico virtual do legislativo na câmara de vereadores”, o presidente da instituição Otávio Marcelino Martins “Tavinho”, a Secretária de Educação Jocelete Isaltina dos Santos, acompanhados pelos historiadores/professores, Marco J. Matos – idealizador do projeto e Paulo Valério – colaborador e responsável pela sistematização do projeto, visitaram a Câmara de Vereadores do município de Itapema para conhecer o funcionamento do arquivo histórico que, desde 2006 já existe naquele município.
Fomos recebidos pela senhora Nerci S. Bernardes e pelo Vereador Giliard Reis – Presidente da Câmara Municipal - que nos mostraram todo o funcionamento, desde sua implantação. O presidente da Câmara de Vereadores de Palhoça, Otávio Marcelino Martins, se mostrou comprometido em viabilizar a implantação do projeto, pois se trata de uma atitude pioneira no sentido de registrar, organizar e produzir material para a comunidade escolar e os munícipes em geral.O crescimento do município, a internacionalização de seu turismo e a formação política de nossos educandos passam necessariamente pelo resgate da memória política que é parte importante e imprescindível na história do município.

Da esquerda para a direita: prof. Marcos, Sra Nerci, Vereador Tavinho,
prof. Valério e Secretária Jocelete

Reunião no Gabinete do Presidente da Câmara de Itapema – Vereador Giliard

A ideia da criação do arquivo histórico virtual do legislativo, inicialmente sugerido pelo prof. Marcos e desenvolvido junto ao prof. Valério implicará em benefícios futuros ao município. Podemos citar como resultado desta proposta de trabalho a criação de material didático, a digitalização de documentos político-históricos, a confecção de dvd´s temáticos (documentários), a organização e a sistematização cronológica da história do legislativo de Palhoça, a criação de espaços para receber as escolas, catálogos fotográficos, mini-museu histórico, além da proposta mãe que é a criação do próprio “Arquivo Virtual”.
É um passo importante na democratização da informação e do acesso livre e gratuito a história de nossa cidade que, depende exclusivamente da aprovação da Câmara Municipal de Palhoça para início imediato dos trabalhos.

Fonte: Texto e fotos – prof. Paulo Valério M. da Silva.

Pró Letramento - Matemática - 5º encontro por Karina Z Jacomelli A

No dia 15/03/11 foi realizada mais uma etapa do curso Pró-letramento em Matemática. Os dez professores presentes começaram o encontro respondendo a seguinte pergunta: O que vocês têm a dizer sobre as tarefas individuais (TIs) do fascículo 1? Sentiram dificuldades para realizá-las? Para entendê-las? Quais?
A resposta foi apresentada por meio de uma conversa onde todos tiveram a oportunidade de expor suas primeiras conclusões do curso em geral e de sugerir melhoras, já que tínhamos terminado o primeiro fascículo do material. De tudo que foi falado, vale ressaltar duas das dificuldades. Uma delas foi a escrita, ou seja, o registro de tudo que se fala e se faz. Segundo os professores, é muito fácil ter as ideias, falar delas e até mesmo levá-las à prática, mas é difícil contar tudo isso em um papel. Apesar de ser uma dificuldade, todos concordam que a solução se dá pelo treino, quanto mais escrevermos mais fácil ficará.
Outra dificuldade colocada já é muito conhecida: o tempo. Para os professores, o tempo disponível para trabalhar em casa não é suficiente para realizar todas as tarefas individuais. Até mesmo porque essas tarefas exigem muita leitura e, algumas, a aplicação em sala de aula. Por isso, foi sugerido que nos encontros presenciais mais tempo fossem dedicados as TIs, não somente para esclarecer dúvidas e socializar o que fizeram como vinha acontecendo, mas também para resolvê-las em grupo. A sugestão foi acatada para o fascículo 2.
Seguimos o encontro revendo tarefas do fascículo “Números Naturais” como encerramento do mesmo. Se alguma dúvida ou má interpretação ainda existia, ela foi sanada. Pudemos, então, iniciar o fascículo “Operações com Números Naturais”.
Esse novo fascículo sugere a discussão referente aos algoritmos das operações. Para iniciar, foi trabalhado o algoritmo da adição e subtração pela comparação do registro numérico com o uso de materiais concretos. Seja com palitos ou material dourado, a comparação foi feita dispondo as informações no QVL destacando e explicando o porquê do “vai um”, tão conhecido e falado em sala de aula.
Posteriormente, os professores tentaram explicar qual foi o pensamento de um aluno ao realizar a seguinte subtração:
Muitas hipóteses foram dadas ao tentar identificar quais acertos e erros esse aluno cometeu. Dos acertos temos o reagrupamento (1 centena foi retirada e passou a ser 10 dezenas, e 1 dessas 10 dezenas foi retirada e passou a ser 10 unidades) e a diferença nas unidades. Para erro temos a diferença na dezena (não considerou um total de 11 dezenas e que essas 11 dezenas menos zero daria as próprias) e na centena (conservou as 9 centenas mesmo depois de ter tirado uma delas).
Finalizamos a noite em dois outros momentos. Um para a conclusão do relato e outro para esclarecimento das TIs solicitadas para o próximo encontro.
Mais uma noite produtiva com debates, troca de experiências e a liberdade de expressar suas opiniões quanto a aplicação e regras do curso. Obrigada e parabéns, mais uma vez, aos professores presentes pela dedicação e participação.
Fotos

ANEXOS

1) Slides do encontro: http://www.megaupload.com/?d=JINYMBD5
2) Consideração quanto as TIs do fascículo 1: http://www.megaupload.com/?d=75260OMO

(Após clicar nos links acima, para acessar os documentos, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")