quarta-feira, março 30, 2011

Pró Letramento - Matemática - 7º encontro por Karina Z Jacomelli A

No dia 29/03/11 aconteceu o 7° encontro do programa Pró-letramento. Neste dia, discutimos diferentes registros para os algoritmos das operações de multiplicação e divisão. Para tanto, foi feita a exposição de diferentes algoritmos (anexo) como meio de registrar informações vistas e trabalhadas no material concreto. Assim como para a adição e subtração no encontro passado, a preocupação neste momento seria o de registrar pela escrita numérica e de diferentes formas todas as passagens discutidas no quadro valor de lugar para a multiplicação e divisão.
Um tempo foi dado aos professores para relatarem as TIs levadas para sala de aula. Tivemos o relato de dois deles para as TIs 7, 8 e 9 do fascículo 2. Uma professora relatou que utilizou o chão da sala de aula para realizar os pulos juntamente com a reta numérica desenhada e que os alunos adoraram. Um professor relatou como uma dificuldade que a postura atual de diretor da escola inibia os alunos e estes não se soltavam durante a atividade.
O encontro seguiu com discussões referentes as TIs do fascículo 2. A TI1, “Você acha que o algoritmo da subtração ajuda os alunos a efetuarem cálculos como “8–3=” ou “9–4=”? Explique sua resposta.”, trouxe à tona a necessidade de se trabalhar muito no aluno os fatos básicos antes da utilização do algoritmo, seja ele da subtração ou não.
Mais uma vez, o término do encontro se deu com relato dos cursistas a ser entregue e com previsões de datas para entrega das tarefas à distância. Esse foi mais um encontro, segundo os cursistas, relevante, esclarecedor e proveitoso. Parabéns a todos!
Fotos

ANEXO: Slides sobre multiplicação e divisão - http://www.megaupload.com/?d=X5J85WAY