quinta-feira, julho 21, 2011

Visita à aula de “Regina de Oliveira Melo” por Karina Zolia Jacomelli Alves

Regina de Oliveira Melo, professora de matemática das séries finais do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Prefeito Reinaldo Weingartner, me recebeu no dia 20 de julho de 2011 para assistir as aulas de sua sequência didática. A aplicação desta sequência didática é uma das condições, colocada aos professores para a conclusão do curso de formação continuada, do setor de capacitação.

As cinco aulas preparadas para uma turma de 6ª série buscou, segundo a professora, proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa de conteúdos já trabalhados anteriormente (fração e área), uma vez que foi considerada a metodologia resolução de problemas. Para tanto, foi organizada uma lista com problemas das provas de nível 1 das primeiras fases de anos anteriores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

Os alunos foram distribuídos em pequenos grupos. Cada grupo recebeu a tarefa de resolver um problema para apresentá-lo aos demais. Foi combinado que, durante a apresentação, outros grupos poderiam contribuir com novas estratégias de resolução.

Muitas informações puderam ser registradas por meio da observação das falas e escritas dos grupos. Entre elas, destaco o papel da figura para a compreensão do problema. Vejamos, em seguida, algumas situações ocorridas.

- (Necessidade de mudar a figura) Como podemos conferir no problema abaixo, o enunciado oferece o desenho de um medidor de gasolina de um carro. Como as informações numéricas são fracionárias, o grupo sentiu dificuldades para interpretá-las. Então, a estratégia utilizada, que permitiu resolver o problema, foi mudar esse desenho. O medidor de gasolina foi substituído por um quadrado para a representação das frações com significado parte-todo.


- (Necessidade de considerar a figura fiel aos dados) A figura do problema, mostrada abaixo, sugeriu ao grupo o uso de uma régua para verificar quantas vezes 36 cm² cabe no retângulo ABCD. Sem se preocupar com a exatidão, o grupo concluiu que o lado maior do retângulo era três vezes o lado do quadrado indicado, ou seja, que a área do retângulo era 3x36 ou 108 cm². Ao solicitar que explicasse como encontraram o valor 108, o grupo pegou novamente a régua e percebeu que suas medidas não eram as mesmas. Concordando que o valor encontrado não era adequado e considerando o desenho como sendo apenas uma ilustração, o grupo buscou uma nova estratégia. Dessa vez, consideraram a informação de que a área do quadrado equivalia a 3/8 da área do retângulo.


- (Necessidade de mexer em material concreto) O grupo, no problema mostrado abaixo, sentiu a necessidade de reproduzir a figura com recortes de papel antes mesmo de tentar resolvê-lo. Após ser esclarecida a confusão que estavam fazendo para os conceitos de área e perímetro, e com a mobilização dos recortes, uma estratégia foi encontrada e o problema foi solucionado.


- (Necessidade de comprovar o resultado) Outro grupo, após encontrar a fração que corresponde à área solicitada, elaborou recortes de papel para confirmar a solução. A área em preto, na foto, poderá ser deslocada para formar a figura logo abaixo.



Vale ressaltar que durante a resolução dos problemas entre os alunos e a apresentação em grupos, a professora Regina esteve o tempo todo contribuindo. Fiquei muito grata pela oportunidade e feliz com os resultados obtidos. Obrigada Regina por estarmos juntas mais uma vez.



Obs: posteriormente, a sequência didática da professora Regina será postada neste blog.

Outras fotos: