quarta-feira, maio 08, 2013

Matemática - Sequência didática "Operações matemáticas com números naturais"

Docente: Karina Zolia Jacomelli Alves
Área: Matemática

OPERAÇÕES MATEMÁTICAS COM NÚMEROS NATURAIS

PÚBLICO: 6° ano do ensino fundamental.
TEMPO ESTIMADO: 16 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO: do dia a dia, incluindo cópias de alguns anexos. Quanto ao jogo, cartas de baralho.

CONTEÚDOS:

- Tratamento da informação: Leitura e interpretação de informações contidas em tabelas e gráficos; Construção de tabelas.
- Números e operações/Álgebra e funções: Adição, subtração, multiplicação, divisão no conjunto dos números naturais (fatos básicos, conceitos, cálculo mental e algoritmos)

INTRODUÇÃO

Com base em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino das operações com números naturais tem início já no primeiro ano do ensino fundamental. No 6° ano podemos dizer que os alunos são levados a fazerem uma revisão do que já foi visto, aumentando, claro, o grau de complexidade dos desafios a serem enfrentados. Por conta disso, esta sequência didática propõe momentos de aprendizagem contando com esses conhecimentos prévios e com a metodologia resolução de problemas. Ou seja, vamos partir do princípio que nossos alunos já tiveram contato com as operações matemáticas dentro da escola, inclusive com os algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais, e que são aptos a enfrentar novos desafios propostos em situações problemas.

OBJETIVOS

- Revisar e exercitar os fatos básicos das operações de adição, subtração, multiplicação, divisão
- Reconhecer os diferentes significados para cada uma das operações: adição, subtração, multiplicação, divisão
- Realizar cálculos mentalmente
- Realizar cálculos por meio de algoritmos
- Compreender a relação entre as operações adição e subtração, e multiplicação e divisão.
- Promover momentos para a resolução de problemas.

CONCLUSÕES DAS AULAS MINISTRADAS            

Essa sequência didática proporcionou momentos para se trabalhar os fatos básicos das operações. Esses momentos foram enriquecedores, até porque foram eles que permitiram desenvolvermos jogos para treinarmos esses cálculos dos fatos básicos, da multiplicação principalmente: jogo da tabuada, jogo do plim e jogo do procurando os fatores. Os alunos adoraram e tivemos a impressão de que a tabuada não era o problema maior da turma. Era sim um problema, mas que seria resolvido em curto prazo.

Outro ponto muito interessante foi o tempo dedicado ao cálculo mental. Não pelo trabalho de cálculo mental em si, que por sinal deixou a desejar parecendo um pouco fraco ao que se pretendia, mas por ele ter provocado a introdução das operações matemáticas básicas de maneira a aproveitar o que o aluno já sabia fazer. Ou seja, os alunos estavam falando e resolvendo problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão sem uma exposição conceitual anterior. Dessa forma, os cálculos com as operações foram surgindo e, na exposição da resolução, fomos esclarecendo dúvidas, dando nomes aos termos, sugerindo outras formas de se pensar.

Depois de todo esse trabalho foi realizado uma avaliação onde pudemos detectar três diferentes grupos: os alunos que sabem calcular, os que têm dificuldades em calcular, mas que sabem do que se trata, e os que nem sabem o que é uma operação. Com isso, substituímos uma parte da sequência didática por um trabalho em grupos e essa parte substituída foi solicitada como deveres. Essa mudança foi um forte motivo pelo qual essa sequência didática demorou mais dez aulas do que foi prevista inicialmente.

O grupo de alunos que sabem calcular recebeu problemas olímpicos, sentaram todos juntos e tentaram solucionar esses problemas. Os outros grupos de alunos receberam as mesmas atividades, mas o grupo identificado como não sabem calcular recebeu, no primeiro dia, o quadro de valores para contribuir com as atividades, enquanto os que apresentaram dificuldades receberam o ábaco. Nos segundo e terceiro dias todos receberam o ábaco.

É importante ressaltarmos que a ideia de usar o livro didático contribuiu fortemente para o sucesso desta sequência didática. O livro, por exemplo, já inicia o trabalho com as operações com uma discussão em quadrinhos sobre divisão. Somente depois disso é que será cada uma delas conceituada e trabalhada. E ainda, de maneira suave e respeitando o fato de que os alunos já viram tudo isso em anos anteriores, ou seja, respeitando o fato de que muito já se fez e conversou sobre as quatro operações matemáticas aqui citadas.

Foi um trabalho que valeu a pena, mesmo sendo constatado que muito ainda precisa ser feito para que os alunos aprendam mais. Ainda há dúvidas e alunos com dificuldades terão novas oportunidades no trabalho que se segue. O mais interessante é que fizemos um trabalho direcionado às necessidades dos alunos os acompanhado individualmente e conseguimos, com isso, esclarecer dúvidas e equívocos referente as operações com números naturais. Infelizmente constatamos alunos que, independente do trabalho feito, não será provocado mudanças. Isso porque ele se negou a participar das atividades revelando falta de atitude, desrespeito com colegas, desinteresse forte em estudar e aprender. Isso contribuiu fortemente para que o trabalho do professor não acontecesse para esses poucos alunos.

OBSERVAÇÃO: se alguém tiver interesse pela sequência didática, na íntegra, pode solicitá-la pelo email kzjacomellia@hotmail.com.