terça-feira, junho 11, 2013

Matemática - Sequência didática "Área e perímetro de quadriláteros"

Docente: Karina Zolia Jacomelli Alves
Área: Matemática

ÁREA E PERÍMETRO DE QUADRILÁTEROS  

PÚBLICO: 6° ano do ensino fundamental.
TEMPO ESTIMADO: 14 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO: do dia a dia, incluindo cópias de alguns anexos. Além disso, jornal, fita adesiva, tesoura, fita métrica, palitos, cola.

CONTEÚDOS

- Grandezas e medidas: medidas de superfície (área e perímetro de quadriláteros)
- Tratamento da informação: leitura e interpretação de informações contidas em imagens.
- Espaço e forma: polígonos, mais especificamente, quadrado e retângulo.

INTRODUÇÃO

Acredita-se que o ensino da geometria é pouco considerado em sala de aula em função da sua importância. Ainda, o pouco que se faz precisa ser repensado. Podemos perceber isso nos nossos alunos quando constatamos que dois de seus conceitos básicos, área e perímetro, não são do seu conhecimento, ou não são compreensíveis. Pensando assim, essa sequência didática propõe trabalhar o conceito de área e perímetro e, posteriormente, o cálculo da área e perímetro de figuras planas, com foco no retângulo.

OBJETIVOS

- Conceituar área de figuras planas
- Calcular área de quadriláteros
- Conceituar perímetro
- Calcular perímetro de quadriláteros

CONCLUSÕES DAS AULAS MINISTRADAS

Muito bom ter desenvolvido esta sequência didática na turma. O assunto possibilita o uso de materiais manipuláveis e isso faz da aula algo diferente e interessante. Inclusive, os comportamentos dos alunos nos surpreenderam, pois tínhamos momentos em que facilitaria uma desagradável bagunça, o que não aconteceu. Vamos às conclusões.

Nesta sequência didática, assim como todas as outras já apresentadas, o primeiro contato foi para provocar a exposição dos conhecimentos precedentes dos alunos quanto ao conceito e cálculo de área. Muito mais do que isso foi nos mostrado, pois pudemos ver que os alunos sabem:

- da existência de diferentes triângulos: reto e eqüilátero, por exemplo, sem nomeá-los.
- que quadrado se diferencia de retângulo pelas medidas dos lados.
- que se traçarmos a diagonal do quadrado obtemos dois triângulos.
- que se a área medida comparando triângulos deu 60, ao medirmos com quadrados dará a metade, uma vez que cada quadrado tem dois triângulos
- se usarmos unidades de comparação diferentes não obtemos o mesmo resultado e, até, que nem faz sentido realizar a comparação (comparar as medidas do quadro usando régua para uma delas e caneta para a outra).
- que para medirmos superfícies grandes precisamos de medidas maiores, mais que isso, que 1 km tem 1000 m.

Essas informações foram úteis para darmos continuidade à sequência didática. Isso porque seguimos realizando uma retomada ao conceito e cálculo de área com folhas A4 coloridas. Vários retângulos na cor rosa, de diferentes medidas de áreas, serviram de unidades de medida para cobrir uma folha branca. Além disso, construímos com jornais um metro quadrado. Com esse metro quadrado realizamos atividade referente à ocupação de área. Essa conversa resultou nas seguintes informações:

- medir uma superfície é compará-la a uma unidade de medida.
- o valor numérico da área depende dessa unidade de medida escolhida.
- temos unidades de medidas universais para o cálculo de área, como por exemplo, o metro quadrado.
- para superfícies muito grandes ou muito pequenas usamos o km² ou cm² no lugar do m².
- 1 metro quadrado é um quadrado com seus lados medindo 1 metro cada.

O trabalho com o conceito e cálculo de área seguiu com problemas priorizando o polígono retângulo e com a necessidade de usarmos números decimais. Assim, pudemos generalizar a área de um retângulo com a fórmula: comprimento X largura, e ainda, possibilitar a introdução dos números decimais, que é assunto que fará parte da próxima sequência didática.

Para o conceito e cálculo de perímetro realizamos a construção de diferentes retângulos com 22 palitos de fósforo. Calculamos a área de cada um deles. Concluímos que com os mesmos 22 palitos podemos obter cinco diferentes áreas de retângulos. Nomeamos essa quantidade de palitos de perímetro e verificamos que para calcularmos essa quantidade basta somarmos as partes laterais da figura. O registro pelos alunos desta tarefa se deu de diferentes maneiras: apenas com linguagem natural, ou somente por meio de desenhos, com desenhos ilustrativos ou simbolizando a quantidade de palitos, com desenhos e linguagem natural juntos, informações disponibilizadas por esquemas ou, ainda, contando passo a passo o que foi feito.

Vale ressaltar que os materiais do programa GESTAR II de 2009 e da OBMEP contribuíram significativamente para o conteúdo ser desenvolvido na metodologia da resolução de problemas. Eles enriqueceram nossas aulas e provocaram a compreensão do conteúdo trabalhado.

OBSERVAÇÃO: se alguém tiver interesse pela sequência didática, na íntegra, pode solicitá-la pelo email kzjacomellia@hotmail.com.